Considerado o “novo rei do brega”, Rodrigo José volta ao Sesc

Maior representante da música “cafona” atual, cantor faz show gratuito às 16h, no sábado; vídeos na internet já ultrapassaram os 40 mi de visualizações

VARIEDADES - Da Redação

Data 22/08/2018
Horário 17:12
Divulgação/Eduardo Knapp - Gosto musical e influências de Rodrigo vão de Elvis Presley e James Brown até Odair José e Waldick Soriano
Divulgação/Eduardo Knapp - Gosto musical e influências de Rodrigo vão de Elvis Presley e James Brown até Odair José e Waldick Soriano

Em suas mãos a sonoridade, energia e suingue da música americana dos anos 1960 e 70 se fundem à música “cafona”, criando um som inusitado, popular e extremamente vigoroso. Considerado o “novo rei do brega”, Rodrigo José volta ao palco do Sesc Thermas de Presidente Prudente neste sábado, pelo projeto Múltiplos Sons. O show tem início às 16h, com entrada gratuita. O cantor já esteve na unidade na Virada Cultural de 2017.

A primeira vista, ele parece estar deslocado do tempo, vivendo nos 1970. Seu gosto musical e influências vão de Elvis Presley e James Brown até Odair José e Waldick Soriano. Apreciador do modo de vida simples da época, Rodrigo fala de amor com a mesma paixão e pureza de seus ídolos do passado e revela sem medo, em suas canções, suas fragilidades, desilusões e histórias de amor mais íntimas.

Nascido em Americana (SP), o cantor sempre foi diferente dos seus irmãos. Frequentemente, enquanto eles jogavam bola e brincavam no quintal, o pequeno Rodrigo estava ouvindo músicas numa velha vitrola empoeirada, no porão de sua casa. Foi imerso neste universo que o cantor teve seu primeiro contato com a música dita “cafona”, dos anos 1970. Discos de Odair José, Evaldo Braga, Paulo Sergio, Nelson Ned, entre outros, faziam parte da coleção familiar ouvida por ele.

O local de origem teve um papel importante na sua formação musical, uma vez que, em Americana (SP), se fazia muito presente a cultura e a música norte-americanas. Foi ali que o cantor começou a se envolver com grupos musicais e artistas da cidade, e logo passou a conhecer o rock, blues e soul norte-americanos, sem saber que mais adiante estas mesmas influências ajudariam a moldar de forma definitiva sua maneira de fazer música.

Formado em Engenharia Civil, ele descobriu seu talento como cantor somente aos 20 anos, ao vencer um concurso regional de karaokê, e começou a compor após uma traição sofrida em um namoro. Participando de alguns festivais de música pelo Estado de São Paulo, ele chegou a ser vaiado em um teatro de sua cidade natal por cantar música “brega”, em meio a artistas de MPB (Música Popular Brasileira).

As pressões da família e dificuldades do dia-a-dia o fizeram abandonar o sonho da carreira musical por um tempo, mas dois episódios o empurraram para a depressão: o divórcio do primeiro casamento, que o afastou da filha e, posteriormente, a morte de seu pai. Após se recuperar, ele decidiu abandonar definitivamente sua profissão e dedicar-se exclusivamente à música.

A escolha deu certo. Seus vídeos na internet já ultrapassaram os 40 milhões de visualizações, sucesso que o levou a ser reconhecido nacionalmente e a ser convidado para programas de televisão, entre eles, “Domingão do Faustão”, “Altas Horas”, “Encontro com Fátima Bernardes” (ambos TV Globo), “The Noite” com Danilo Gentili (SBT), “Programa do Porchat” e “Domingo Espetacular” (ambos TV Record). Em 2017, gravou seu primeiro DVD, em que apresenta seu repertório, homenageia seus ídolos e defende o brega como sendo o autêntico estilo musical popular brasileiro.

Com AI do Sesc Thermas

 

Serviço

MÚLTIPLOS SONS – SHOW “RODRIGO JOSÉ”

Dia 25 de agosto, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

 

 

Publicidade

Veja também