Construções de casas

José Vicente

COLUNA - JOSÉ VICENTE

Data 15/07/2020
Horário 03:29

O Residencial das Palmeiras, em Indiana, como já era previsto, vem ganhando novas feições, com as construções de casas em ritmo acelerado. Liberado para as obras, os primeiros compradores de lotes sem mais demora iniciaram as construções de casas residenciais e barracões que, com certeza, serão para fins comerciais. É um alento para uma parcela da população, em virtude do déficit habitacional, e muitos querem fugir do aluguel, alcançando o direito de morar em sua casa própria. Estivemos nos últimos dias visitando o local e visualizamos aproximadamente 15 residências sendo erguidas, com absoluto rigor de fiscalização, para não fugir aos padrões exigidos pela legislação. Na saída de Indiana, sentido Regente Feijó, será com certeza um bairro privilegiado pela localização.

Homenagem justa

O Centro de Lazer e Eventos de Indiana está em fase final de reformas, totalmente remodelado e obedecendo às normas de segurança aos usuários, conforme é previsto em lei. Deverá ter sua reinauguração em breve, e com uma justa homenagem, pois levará o nome de Armindo Scorpioni, um indianense que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Aliás, a história do saudoso Armindo daria um livro, foi nos anos 60, taxista, vendia cerâmica branca, consertava relógios, enfim, tinha um talento impressionante em diversas áreas. Porém, ele não ficou por aí, na verdade era um visionário, e nos anos 80, já fabricando bolsas escolares, sacolas, criou a marca Edubolsas, trabalhando com couro. Edubolsas teve uma imensa aceitação e ganhou repercussão no país todo. Deixou um grande legado, que prosseguiu pelas mãos dos 10 filhos, que muito trabalharam na construção da marca Edubolsas. Atualmente, a empresa é administrada pela terceira geração, na pessoa da Lívia Scorpioni.  

Delivery é o caminho

Com a pandemia, alguns hábitos mudaram em nossa cidade, e não temos mais as pessoas comendo seus lanches junto aos locais onde estão instalados esse tipo de comércio. Aí é que surge a palavra delivery, e a moda pegou, e a maioria das pessoas quando telefonam encomendando o lanche já menciona esse tipo de serviço. De repente aparece também a atividade de entregador, e jovens especialmente estão sendo contratados para as entregas. São as adequações que vão surgindo e mudando nosso modo de vida.

Outras mudanças

Outras mudanças ocorrem por necessidade, como a falta de uma lotérica em Indiana, obrigando as pessoas a migrar para Martinópolis e Regente Feijó, em busca de atendimento. Como a lotérica estava fechada há vários dias, só reabriu ontem, num período próximo ao dia 10, o movimento de cidadãos em busca de pagamentos ou recebimentos é enorme. Na segunda-feira, por exemplo, as lotéricas de Martinópolis, além de bancos, receberam um número considerável de moradores de Indiana, com o intuito de resolver seus problemas. Realmente uma situação bem atípica e desagradável, pois algumas pessoas com problemas de saúde não conseguem se deslocar para outras cidades a não ser acompanhadas, e tendo despesas extras com o transporte.

Covid-19 em Martinópolis

Segundo informações da Secretaria de Comunicação de Martinópolis, são confirmados 90 casos positivos de Covid-19, e 50 pessoas aguardando resultados. Dos 90 casos, 42 foram recuperados, 45 estão em recuperação e três óbitos. No Distrito de Teçaindá, são 24 casos positivos.

Novos Horarios

Nesta semana, novos horários de funcionamento para o comércio de Martinópolis foram estabelecidos com duração máxima de quatro horas de atividades. Diariamente são realizadas blitze contra o coronavírus, em diversos bairros e distritos da cidade. Também são divulgadas e realizadas diversas ações contra a doença, dentre elas, distribuição de álcool em gel, monitoramento remoto a pacientes, distribuição de kits alimentícios, desinfecção de calçadas e operação pandemia (fiscalização).

Novo trator para área rural

Através da deputada Renata Abreu (Podemos), Martinópolis recebeu um novo trator para trabalhos na área rural. O benefício se deu por meio do Programa Cidadania no Campo, o qual tem o objetivo de fortalecer a agricultura municipal e promover melhoria nas condições de vida dos trabalhadores rurais. Martinópolis também foi beneficiada com R$ 900 mil para reforma dos postos de saúde, recapeamento de vários bairros e mais R$ 200 mil para compra de van para a saúde.

Entulhos preocupam


O município de Indiana tem um problema sério com os entulhos que são jogados nas ruas centrais por moradores que estão construindo ou reformando. O Código de Postura, aprovado pela Câmara Municipal, prevê multa para aqueles que jogarem restos de construções na rua ou na caçada, e para evitar isso, os proprietários construtores devem locar uma caçamba, evitando o transtorno provocado pelo entulho que, além de deixar a cidade feia, pode provocar graves acidentes. Ocorre que muitos munícipes jogam o entulho nas ruas ou nos passeios públicos, e a Prefeitura não está aplicando o Código de Postura. Assim sendo, ninguém leva nada a sério.

Publicidade

Veja também