Consumo adequado de água previne pedras nos rins

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 08/01/2017
Horário 09:24


Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, o nível de transpiração e o consumo insuficiente de água aumentam, o que pode trazer complicações para o organismo, como o temido cálculo renal ou, como é popularmente chamado, a pedra no rim. De acordo com o nefrologista Gustavo Navarro Betônico, durante a estação, o aparecimento do quadro está associado à desidratação. Sendo assim, a melhor forma de evitá-lo é ingerir a quantidade recomendada de água. "O ser humano precisa urinar diariamente em torno de dois litros, sendo assim, o ideal é que faça o consumo de dois litros e meio de água por dia", expõe o profissional.

Jornal O Imparcial Gustavo diz que, no verão, quadro está associado à desidratação

Segundo o médico, os adultos estão mais predispostos a desenvolver a pedra no rim do que as crianças e são mais atingidos os que estão acima do peso ou aqueles que fazem a ingestão de alimentos ricos em sódio. O cálculo é formado por um conjunto de cristais que se precipitam ao invés de serem eliminados pela urina. A maioria dos casos é ocasionada pelo excesso de oxalato de cálcio na urina. O especialista enfatiza que, quando alojado no rim, a pedra é assintomática, ao passo que seu desenvolvimento no trato urinário é o que acarreta a dor severa, que pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e sangue na urina.

Entre os agravantes da pedra no rim, Gustavo menciona o surgimento de infecções urinárias e, em casos assintomáticos e de grande gravidade, a obstrução do rim e, consequentemente, a insuficiência renal. Para diagnosticar o quadro e evitar complicações, a melhor decisão é procurar um especialista, que providenciará um exame de imagem, como a ultrassonografia, por exemplo. Conforme o nefrologista, além do aumento da ingestão de água para contribuir no processo de eliminação do cálculo, há outros métodos de quebrar a pedra sem a necessidade de cirurgia, como técnicas com raio laser e ondas de choque. Contudo, o melhor tratamento continua sendo a prevenção. "É recomendável a ingestão de bastante líquido, como água, sucos e chás, a perda de peso e a redução no consumo de sódio", pontua.

 
Publicidade

Veja também