Consumo: Agenda 2030

OPINIÃO - Maria Constantino

Data 04/06/2022
Horário 05:00

Por acaso você já ouviu falar dos 17 ODS da ONU? Se não ouviu, ou quer saber mais, vem cá que te explico! 
Em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) fez uma proposta aos países membros: a Agenda 2030. O plano contava com diretrizes de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, traduzidas em 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Mas o que é, afinal, desenvolvimento sustentável?
De acordo com a WWF Brasil, “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações''. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas. O desenvolvimento sustentável, portanto, busca harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
O intuito, ao estabelecer essa meta, seria reunir os governos, as empresas, as instituições e a sociedade civil em prol da garantia dos direitos humanos, da erradicação da pobreza, da luta contra a desigualdade e a injustiça, da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas, de ações contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. 
É importante ressaltar que, como mencionado, os objetivos não foram traçados com o intuito de vincular os governos apenas, mas também o setor privado. Atualmente, esse setor é um grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tem um grande poder de influência. Possui, portanto, papel essencial nesse processo. 
A gente sabe que a pandemia mexeu com o mundo, tanto no âmbito econômico quanto no social. Escancarou as fragilidades já existentes e colocou uma lupa de aumento em questões como pobreza, fome, desigualdade social e falta de saneamento básico. Questões essas, que, infelizmente, não são de agora, e devem ser solucionadas com urgência. 
Acontece que a sustentabilidade é muito mais do que só cuidar do ambiente, e a gente precisa ficar de olho nisso pra não cair no senso comum. O desenvolvimento sustentável proposto pela ONU leva em conta toda a questão do desenvolvimento econômico, social e ambiental. O objetivo das diretrizes não é impossibilitar que os países de desenvolvam, muito pelo contrário! O propósito é incentivar esse crescimento, buscando justamente preservar esse nosso planeta, para que possamos cuidar dele e habitá-lo por mais tempo!

Publicidade

Veja também