Consumo: Já olhou para a  praça perto da sua casa?

OPINIÃO - Maria Constantino

Data 18/06/2022
Horário 04:30

Quando fui convidada para compor a Associação Amigos do Parque do Povo, o principal objetivo era cuidar do coração verde de nossa cidade, um parque urbano com extensão maravilhosa que poucas cidades no mundo têm e temos aqui em nossa cidade. Me chamou a atenção, no entanto, que logo no início o ex-prefeito Ed Thomas nos deu um alerta: “Olhem e cuidem também dos outros parques e praças de nossa cidade”. 
Não preciso nem dizer o quanto aquela fala surtiu efeito, e que acatamos o pedido na hora! Desde então, é isso que temos feito. Contamos com vários espaços de área verde na cidade de Presidente Prudente, e cada um deles deve ser observado e muito bem cuidado. 
Inclusive, caro leitor, fica o convite: se você conhece algum espaço repleto de área verde perto da sua casa, do seu trabalho, da sua escola, vem falar com a gente! Vamos amar cuidar dele junto com você! 
São muitas as vantagens de se ter um local verde, acessível e bem cuidado, perto da gente. Aliás, a ideia é que não seja só para visitar de vez em quando! É importante que espaços assim façam parte do nosso cotidiano. Existem estudos comprovando que estar perto da natureza reduz o stress, além de melhorar a qualidade de vida. Quanto mais oportunidade tivermos de frequentar ambientes abertos, verdes e agradáveis, maior a tendência de vivermos mais felizes e saudáveis. 
Agora, é claro que momentos de lazer nesses espaços também são maravilhosos, e devem ser incentivados. Quem não ama um piquenique no parque em um domingo ensolarado? E me diz uma criança que não se diverte no parquinho… Para aqueles que gostam de esporte, então, nada melhor do que fazê-lo ao ar livre com os amigos ou com a família. Além disso, há a possibilidade de cultivar hortas coletivas, espaços para pets, enfim, muitas atividades gostosas que se já não fazem, deveriam fazer parte da nossa vida!
Acontece que, para isso, precisamos cuidar e priorizar esses espaços, e um jeito fácil de começar é simplesmente incentivar as pessoas a nossa volta a frequentá-los! Para além disso, precisamos sempre cobrar as autoridades governamentais e garantir que a preservação das áreas verdes esteja sendo tratada como prioridade. Precisamos melhorar a zeladoria de nossa cidade e você pode e deve fazer parte disso.  Outra forma, como já mencionei, é contatar a gente, da Associação Amigos do Parque do Povo.
E aí, quem topa se mobilizar para cuidar das nossas praças e parques e curtir esses espaços?
 

Publicidade

Veja também