Consumo: Sustentabilidade é uma tendência?

OPINIÃO - Maria Constantino

Data 26/03/2022
Horário 05:00

Ao longo dos anos em que a humanidade foi se construindo e criando um modelo de sociedade com padrão de produção e consumo, fomos também destruindo a natureza e só pegamos o que nos interessava, sem nos preocupar com as consequências. 
Se eu perguntar para você qual problema ambiental vem em sua cabeça, você provavelmente irá responder "desmatamento".
Criamos um padrão de economia linear, onde extraímos algo da natureza, modificamos e transformamos ele em um produto, distribuímos, consumimos e "jogamos fora". A grande questão é que não existe esse fora. O fora se torna o ar, a água e o solo. Neste momento, nunca ficou tão evidente a preocupação com o nosso planeta: foi aí que grande parte da população entendeu que não tem como retirar tantos recursos naturais, sem que haja uma limpeza da espécie. 
Sabemos que existem tendências e as macrotendências. Acredito que a sustentabilidade é uma dessas macrotendências, que demoram anos para se consolidar e, quando você se dá conta, não têm mais volta. Ao ser questionada sobre como poderia me tornar mais sustentável, eu sempre respondo que sustentabilidade é o equilíbrio da dinâmica da vida. E como fazer? É necessário que cada ser humano assuma a sua responsabilidade e busque alternativas para minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos. Seja na família, nas pequenas ações do dia a dia, nos hábitos, no trabalho, na empresa e na sociedade.  

 

Publicidade

Veja também