Contação de histórias encerra Férias no Matarazzo, amanhã

Na atividade de hoje, às 14h, Tio Chimu comanda as atividades recreativas, bastante animadas, com a garotada

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 19/07/2018
Horário 06:45
Divulgação / Lincoln César - Contação de histórias fecha programação, amanhã, das 14h às 15h30
Divulgação / Lincoln César - Contação de histórias fecha programação, amanhã, das 14h às 15h30

Já dizia Toquinho: “É bom ser criança”... e para ficar melhor ainda, estar de férias! Pensando nesse período de folga escolar da garotada, todos os anos a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) promove no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente uma programação gratuita e especial para os pequenos se divertirem: “Férias no Matarazzo”, que iniciou no dia 10 e encerra nesta sexta-feira.

Na atividade de hoje, quem chegar ao Matarazzo, às 14h, poderá brincar muito nas atividades recreativas bastante animadas com o produtor cultural que é professor de Educação Física, Adolfo Tiago Ferreira Lima, mais conhecido como Tio Chimu. Encerrando a programação, amanhã, as crianças poderão desfrutar da hora de contação de histórias das 14h às 15h30 na Biblioteca Infantil Benjamin Resende. “É o momento em que terão a chance de participar, comentar sobre as histórias que estão ouvindo e viajar na imaginação”, explica Nilcea das Graças de Souza Gomes, professora responsável pela biblioteca infantil.

Segundo Thiago, que participa da programação há nove anos, a meta é sanar a vontade de brincar e o acúmulo de energia que as crianças desenvolvem na folga escolar. “Somos mediadores e temos como proposta fazer com que elas se comuniquem entre si e brinquem. Brincar é essencial para ‘criar adultos’ mais felizes, mais sociáveis e amenizar o mundo chato de hoje em dia”, frisa o produtor.

Apesar de o objetivo ser totalmente voltado para a diversão, algumas atividades acabam englobando o desenvolvimento de outras habilidades como concentração e agilidade. Dentre as brincadeiras preferidas da criançada Thiago destaca o pega-pega como carro chefe do projeto. “Mas brincamos de tudo, com bola, corda, caça ao tesouro, é um momento para que eles gastem essa energia acumulada de uma forma legal, interativa e consciente”, revela.

Nilcea destaca que as recreações, o cinema e as sessões de contos de histórias foram as atividades que mais receberam público durante essa edição do projeto. “Não tivemos tanta procura neste ano nas duas primeiras oficinas, com apenas oito crianças, a última [na terça-feira] já recebemos 19 participantes”, menciona.

A professora concorda com Thiago quando o assunto é entreter os pequenos. “As vezes eles ficam entediados, os pais trabalham, ficam no celular, na televisão, a ideia de virem participar é para se inteirarem, desenvolverem a leitura, conversarem e se divertirem”, enfatiza.

Divulgação - Lincoln César - Dentre as atividades oferecidas aos pequenos, estava a confecção de porta-trecos

Publicidade

Veja também