Contra injustiça

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 27/02/2021
Horário 04:44

Para ser corrigido o que é considerado injustiça, vários deputados apresentaram proposta de emenda à Constituição Estadual para que servidores das polícias Civil e Militar sejam reintegrados aos cargos quando absolvidos pela Justiça. 

Moção de apoio

Os 13 vereadores de Prudente manifestam apoio pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que trata do assunto, em documento a ser apreciado e, certamente, aprovado na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 1º de março.

Dois manisfestos

Possivelmente, a edilidade prudentina estará sendo a segunda a se manifestar nesse sentido. A primeira foi a Câmara Municipal de Artur Nogueira, na região de Campinas, com protocolo de moção há oito dias na Assembleia. 

Boa repercusão

Neste final de semana, o deputado Ricardo Madalena (PT) é o presidente interino da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Fato que repercute bem em Presidente Prudente, pela relação com o ex-colega Ed Thomas (PSB).

Qual condição

Natural de Santa Cruz do Rio Pardo, Ricardo assume a presidência na condição de ser o segundo vice da mesa diretora e nas ausências do presidente Cauê Macris (PSDB) e do primeiro vice Gilmaci Santos (Republicanos).

Boas relações

Eleito deputado estadual por quatro vezes, em seus 16 anos de atuação no parlamento paulista, Ed fez várias relações de trabalho conjunto e uma delas foi com Ricardo, que é esperado em Prudente nos próximos dias.

Acordo feito

O presidente da executiva municipal do PSB, Claiton Barbalho, diz ao Plantão que o parlamentar será recebido pelo prefeito Ed Thomas, com quem assumiu o compromisso de destinar recursos financeiros para o município, através de emenda parlamentar.

Setor obras

Engenheiro civil, Ricardo Madalena foi secretário municipal de Obras em duas prefeituras: a de sua cidade natal, Santa Cruz do Rio Pardo, e na vizinha Ipaussu. Ambas na região de Ourinhos, no sudoeste do Estado.

Gestão publica

Como empresário da construção civil, Ricardo tocou grandes obras públicas. Sua experiência com a gestão municipal é oportuna ao prefeito prudentino, que poderá aproveitar a visita para trocar informações que lhe ajudem na administração de Prudente. 

Reforma eleitoral

A relatora do grupo de trabalho sobre mudanças na legislação eleitoral, Magarete Coelho (PP), do Piauí, espera que em três meses as propostas estejam concluídas para seguir o trâmite de apreciação e votação. O grupo é formado por 15 deputados.

Novos códigos

Uma das expectativas é de que, através da reforma, o Brasil venha ter novo Código Eleitoral. O que está em vigor é de 1965. Também é esperado que seja elaborado o Código de Processo Eleitoral.

Em discussão

Principais temas em discussão na reforma eleitoral: cláusula do desempenho dos partidos e das coligações, atos preparatórios para as eleições, crimes eleitorais, inelegibilidade, financiamento de campanhas e propaganda eleitoral.

Publicidade

Veja também