Contrabando vira ajuda a entidades

Carga de frango congelado, que tentava encobrir 500 mil maços de cigarros sem documentação, foi doada a mais de 30 entidades assistenciais e hospitais

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 08/11/2019
Horário 19:06
Paulo Miguel - Ajuda trará um pouco de conforto para entidades nesse final de ano
Paulo Miguel - Ajuda trará um pouco de conforto para entidades nesse final de ano

É possível imaginar que uma carga de cigarros contrabandeados que foi apreendida pela Polícia Federal ajude entidades assistenciais de Presidente Prudente? O caso é real e aconteceu hoje. Um motorista foi preso em flagrante em João Ramalho (SP) transportando 500 mil maços de cigarros vindos do Paraguai. Os itens estavam escondidos em meio a 10 toneladas de frango congelado.

Os alimentos foram averiguados e inspecionados por agentes do Ministério da Agricultura, que constataram que os milhares de quilos de alimento se encontravam próprios para o consumo. Então, segundo Jorge Guazzi, presidente da AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer) de Presidente Prudente, a PF decidiu distribuir o carregamento para 30 entidades assistenciais da cidade, entre elas a própria AAPC, Lar Santa Filomena, Lar São Rafael e o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente),

“Para nós, serão em torno de 800 kg; para o Hospital do Câncer, por volta de 1 mil kg. Também distribuiremos para a Santa Casa e outras entidades”, afirma.

 

Uma ajuda bem-vinda

A doação, não esperada pelas entidades, vem para reforçar a alimentação diária dos auxiliados, assim como de parentes destes. O presidente da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), Leandro Antonio Marini Pires, declara que a ajuda é “extremamente benéfica” e “vem em boa hora”. “Vemos isso de uma forma muito importante, porque as entidades utilizarão esse alimento no dia a dia, no almoço e no jantar”.

Segundo ele, 22 entidades associadas à federação tinham solicitado uma parte da doação e “será distribuída uma quantidade igualitária para cada uma”.

“Isso vai ajudar demais, estamos no fim do ano, e as verbas públicas estão chegando ao fim. Às vezes, isso pode causar atrasos nos salários, mas com essa doação isso pode ser mais tranquilo”, pontua. “Ajudará no nosso Natal”, acrescenta.

 

Como tudo começou

Uma carreta, com placas de Maringá (PR), foi parada na Rodovia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284), na altura do km 504, em João Ramalho, e foi constatado que algo de errado estava na carga do semirreboque. Várias caixas de frango congelado estavam tentando encobrir uma carga de 500 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai, sem nenhuma documentação fiscal.

O motorista, de 38 anos, foi preso em flagrante e, segundo a Policia Militar Rodoviária, foi recolhido à carceragem da Delegacia de Polícia Federal, onde aguarda audiência de custódia, e, posteriormente, será encaminhado para uma unidade prisional.

 

Entidades da Feapp que receberam a doação

Esquadrão da Vida

LBV (Legião da Boa Vontade)

Creche Educacional Infantil Walter Figueiredo

Associação Rosário

Hospital Psiquiátrico Adolpho Bezerra de Menezes

Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais)

SOS (Serviço de Obras Sociais)

Creche Anita Ferreira Braga

Sociedade Civil Lar dos Meninos

Vila da Fraternidade

APPA (Associação Prudentina de Prevenção à Aids)

Lar Santa Filomena

Associação Bethel Projeto Mão Amiga

Casa Tra Noi

Lumen Et Fides Escola de Educação Especial

Associação O Amor é a Resposta

Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente

Núcleo Tterê de Trabalho-Realização de Presidente Prudente

Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado)

Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

Centro Social Santa Rita de Cássia

Publicidade

Veja também