Convênio reúne fundações de pesquisa para avanço tecnológico

Plano municipal de governo é focado em atender demandas da iniciativa privada e do próprio poder público

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/12/2022
Horário 19:06
Foto: Homéro Ferreira
Assinatura do convênio pelo prefeito Ed Thomas
Assinatura do convênio pelo prefeito Ed Thomas

Na condição da expertise na produção de novos conhecimentos, cientistas vinculados às fundações de pesquisa e inovação das duas universidades de Presidente Prudente são cooptados pela administração municipal para contribuírem com o desenvolvimento tecnológico. Para atender demandas da iniciativa privada e do próprio poder público é firmado acordo de cooperação técnico-científico entre a Fundepi (Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação de Presidente Prudente ‘Vicente Furlanetto’) - mais conhecida como Inova Prudente, a Fopi (Fundação Oeste Paulista de Inovação) , sediada na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), e a Fundacte (Fundação de Ciência, Tecnologia e Ensino), vinculada ao campus da Unesp (Universidade Estadual de Paulista Júlio de Mesquita Filho).
Ao assinar o convênio, o prefeito Ed Thomas (sem partido) disse que a relação do governo municipal com os pesquisadores faz parte do seu plano de governo, dando continuidade às ações de avanço tecnológico. Ao comentar que a pesquisa resolve os mais diferentes problemas, o prefeito falou que a cidade busca a ajuda de quem tem excelência; fazendo referência aos pesquisadores.

Relações interestitucionais

A proposta formalizada na manhã de quinta-feira (15), no gabinete do prefeito, contempla as relações interinstitucionais do ensino superior e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) esteve representada pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão e membro do conselho curador da Fopi, Adilson Eduardo Guelfi, juntamente com um dos coordenadores de cursos da Fipp/Unoeste (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), professor mestre Emerson Silas Dória. Emerson tem contribuído com ações desenvolvidas pela Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), junto ao secretário Helton Molina Sapia, também professor mestre com atuação em cursos da Unoeste.
Conforme Helton, existe uma lacuna que começa a ser preenchida na aproximação de demandas locais, públicas e privadas, com os centros de excelência em pesquisa. Então, foram feitos entendimentos com o diretor presidente da Inova Prudente, o professor mestre Diego Andreasi, gestor nas áreas de tecnologia e indústria e que foi gerente da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente). A Inova Prudente assume o gerenciamento do convênio, fazendo a ponte entre as demandas de pesquisas e as fundações parceiras. 
Todos os diretamente envolvidos no convênio estiveram na cerimônia, incluindo ainda o diretor presidente da Fopi, Anthony César de Souza Castilho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, pelo qual a Unoeste oferta mestrado e doutorado; a diretora presidente da Fundacte, Analice Costacurta Brandi; e o diretor secretário, Messias Meneguetti, que já foi diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus da Unesp (FCT/Unesp).

“Ouro e não prata da casa”

A Câmara Municipal esteve representada pela vereadora Miriam Brandão, e o vereador Wellington Bozo representado pela chefe de seu gabinete, Thaís Bravin Carmello. O prefeito Ed Thomas disse que as instituições de ensino superior têm sito importantes parceiras da administração municipal e citou a contribuição da Famepp/Unoeste (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente) para que Prudente alcançasse a honrosa posição de 2ª cidade no ranking nacional de atenção primária à saúde, conforme indicadores do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Sobre o convênio entre Prefeitura, Setec, Fundação Inova, Fopi e Fundacte, disse que Prudente não precisa buscar fora o que tem aqui; “que não é prata casa, mas sim ouro da casa”.

Foto: Homéro Ferreira

Messias, Analice, Miriam, Helton, Ed, Anthony, Guilherme, Emerson, Adilson, Diego e Thais

Publicidade

Veja também