Convênios contemplam 2,7 mil alunos na região

Sesi, por meio de Paulo Skaf, assinou ontem os contratos do programa com sete municípios; uma parceria firmada com PP beneficiará 30 pessoas com deficiência

Esportes - ANDRÉ ESTEVES

Data 18/04/2018
Horário 20:16
José Reis - Assinatura de convênios ocorreu na manhã de ontem, no Sesi de PP
José Reis - Assinatura de convênios ocorreu na manhã de ontem, no Sesi de PP

O Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) assinou, na manhã de ontem, convênios do PAF (Programa Atleta do Futuro) com sete cidades da região. Serão contempladas, no total, 2,7 mil crianças e adolescentes entre os municípios de Dracena, Junqueirópolis, Mirante do Paranapanema, Pacaembu, Panorama, Pauliceia e Santo Anastácio. Além deles, a Prefeitura de Presidente Prudente homologou o termo de parceria em Qualidade de Vida, que beneficiará 30 pessoas com deficiência. O evento foi realizado no CAT (Centro de Atividades) Belmiro Jesus, na unidade prudentina, e contou com a presença do presidente da instituição, Paulo Skaf. Atualmente, o programa é executado em 19 cidades da região e atende 6,5 mil alunos de 6 a 17 anos.

Por meio dos convênios, os beneficiários podem ter acesso a uma vaga gratuita para a prática de diferentes modalidades esportivas, que englobam basquete, capoeira, futebol, futsal, judô, vôlei, jiu-jitsu, caratê, atletismo, handebol, tênis de quadra, tênis de mesa, natação e natação paralímpica, que, em Prudente, deverá ser desfrutada pelos atletas da Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista).

Para Skaf, a iniciativa busca promover a formação social e esportiva, contribuindo para o seu desenvolvimento enquanto cidadão. “Ao invés de ficar na rua fazendo coisa errada, essa meninada tem a oportunidade de praticar esporte, que traz educação, saúde, disciplina e faz bem”, expõe o presidente, que também elogia a ampliação da cobertura do Sesi na região. “Temos escolas novas em todas as cidades, que ainda contam com o atendimento do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] e Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas]”, comenta.

O prefeito de Pauliceia, Ermes da Silva (PPS), se mostrou entusiasmado com a assinatura do convênio, que, segundo ele, favorece a qualidade de vida e a disciplina do público infanto-juvenil. “Quando você investe no esporte, economiza em saúde. Além disso, as crianças se dedicam mais nas escolas e se tornam mais obedientes em casa. Para mim, como prefeito, não tem coisa melhor”, avalia o gestor, que aponta o interesse de dar continuidade ao trabalho durante o tempo que for necessário.

Agente transformador

Entre os beneficiários que tiveram sua vida modificada pelo programa está o atleta de parabadminton, Rogério Junior Xavier de Oliveira, que enxerga a iniciativa como um suporte para que as crianças da comunidade saiam da rua e entrem em contato com o esporte. Ele conta que fazia parte de um projeto social quando conheceu o Sesi e passou a praticar natação. Na época, houve uma competição de badminton e, ao ir para um torneio, se apaixonou pelo esporte. Aproveitou para ingressar no programa, iniciou as aulas e, com determinação, integrou a equipe de treinamento da escola. A dedicação o levou para competições estaduais, nacionais e até um torneio na Colômbia, em 2016. “Consegui ficar em segundo lugar e, diante disso, as portas foram se abrindo”, relata.

As conquistas não pararam por aí. O jovem também participou de uma competição no Peru, onde ficou em terceiro lugar. “Além de participar dos torneios, ainda tenho a chance de conhecer países diferentes e entrar em contato com a cultura deles”, conta. A mais recente novidade é que, a partir de agora, o garoto entra para a equipe de rendimento do Sesi e, com isso, ganha um apoio financeiro da escola. “Este benefício vai me ajudar em casa e na compra dos materiais. O foco é administrar bem esta bolsa e não perder o foco”, pontua o rapaz, que agora quer alçar voos maiores: os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, capital do Peru; e os Jogos Paralímpicos de Verão de 2020, em Tóquio, no Japão.

SAIBA MAIS

Conforme o Sesi, além de introduzir a prática esportiva aos participantes, o Programa Atleta do Futuro presta orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Publicidade

Veja também