CONVERSA AFIADA

Zé Carlos, ex-São Paulo e seleção brasileira, falará sobre temas ligados ao futebol, juntamente com o pesquisador Reinaldo Pacheco, professor da USP

Esportes - PAULO TAROCO

Data 02/08/2017
Horário 13:22

O Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas de Presidente Prudente promove hoje, a partir das 19h30, o bate-papo “Futebol – Da Várzea aos Campos do Mundo”. A conversa contará com ex-lateral-direito José Carlos de Almeida, Zé Carlos, 49 anos, com passagens por várias equipes do país como São Paulo Marília (SP), Tupy (MG), Matonense (SP) e Juventude (RS), além de vestir a camisa da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998, na França. Além dele, o evento contará ainda com a participação do professor da USP (Universidade de São Paulo), Reinaldo Pacheco, pesquisador sobre o tema futebol e lazer. O evento será intermediado pelo jornalista prudentino Ronaldo Nascimento.

Entre os temas propostos, estarão questões como a relação entre o futebol amador e o lazer, o contexto histórico do futebol de várzea, o fenômeno do crescimento do futebol soçaite, entre outros. Natural de Presidente Bernardes, Zé Carlos fala sobre as oportunidades e experiências adquiridas com a vivência em campos amadores, onde começou a carreira, nas várzeas de Osasco (SP), cidade para onde se mudou ainda na infância.

O ex-atleta conta que se destacou defendendo o time da metalúrgica em que trabalhava, em torneios amadores da região e, lá, foi descoberto por um olheiro que o levou até um grande treinador brasileiro. “O Antônio Augusto, Chaleira, era muito amigo do Leão [Emerson Leão] e me levou até ele, que, na época, treinava o São José”, relembra.

O bernardense recebeu a primeira chance profissional já com 21 anos de idade e, a partir dela, abriu portas para atuar por equipes de todo país, até chegar ao São Paulo, em 1998. Ano em que defendeu também o Brasil na Copa da França.

Antes mesmo da palestra, Zé Carlos já ressalta a importância que vê no futebol de várzea na vida de muitos jovens, assim como foi para ele. “Além de resgatar e dar oportunidade a muitos jovens, é uma maneira de ir se aperfeiçoando e aprendendo mais do esporte também”, diz. Diante dessa visão, o ex-atleta também comenta sobre a necessidade de dar um tratamento adequado ao tema, principalmente no âmbito político. “Vejo também que ainda há muito a ser feito. O tema precisa ocupar um lugar melhor nas discussões”, avalia.

Zé Carlos encerrou a carreira no ano de 2005 e voltou à região após quatro anos de atuar como secretário de esporte no município de Nova Mutum (MT). Em Prudente, ele dirige uma escola de futebol para crianças e adolescentes.

 

SERVIÇO

O bate–papo “Futebol – Da Várzea aos Campos Do Mundo” ocorre hoje, às 19h30, no Sesc Thermas de Prudente, localizado na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. A participação é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Publicidade

Veja também