Convocado

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 28/10/2023
Horário 08:03
Foto: Arquivo Pessoal
Lucas Soares Pastro nas finais do Campeonato Brasileiro de Karatê em São Bernardo do Campo
Lucas Soares Pastro nas finais do Campeonato Brasileiro de Karatê em São Bernardo do Campo

A Federação Paulista de Karatê convocou o atleta Lucas Soares Pastro para integrar a Seleção Paulista de Karatê nas finais do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado de 14 a 19 de novembro, na cidade de São Bernardo do Campo.

Copa de Karatê homenageia amanhã o jornal O Imparcial
A oitava edição da Copa de Karatê de Pirapozinho que recebe o nome de edição Jornal O Imparcial, será realizada neste domingo, a partir das 8h30, na Acad.
A copa terá equipes das seguintes modalidades: Kata e Kumite individual, Kata equipe, Kata PCD, Kobudo e a novidade da edição 2023, é o festival Baby.
A primeira edição da Copa de Karatê foi realizada em 2015. O Jornal O Imparcial será representado pela colunista Graziela Fernandes. 

Plano Estratégico de Turismo
Foi realizado na última terça-feira, o 8º Encontro de Interlocutores da Região Turística Pontal Paulista. Os encontros são estratégias do coletivo liderado pelo interlocutor regional, Jurandir Lima, que desde 2017 está à frente dos trabalhos tendo por missão ajudar desenvolver o turismo na região do pontal, conforme o Plano Nacional de Turismo e o Programa de Regionalização criado pelo Ministério do Turismo e apoiado pelas secretarias de Estado de Turismo.
O evento contou com a palestra da Profa. Dra. Renata Maria Ribeiro, docente da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rosana, destacando a importância do apoio das prefeituras na estruturação da Instância de Governança Regional de Turismo, que completou dois anos de formalização e a necessidade de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Região.
Dos 13 municípios pertencentes à Região Turística, participaram do evento seis cidades: Pirapozinho, Narandiba, Anhumas, Taciba, Iepê e Estrela do Norte. Para Jurandir Lima, a oitava edição foi marcada por três importantes notícias que motivarão ainda mais o trabalho dos líderes do turismo. “O início oficial do processo de filiação de Prefeitura e empresas na Associação da IGR (Instância de Governança Regional); o anúncio de autorização de assinatura de convênio da IGR com a Universidade Estadual Paulista – Unesp de Rosana e, a possibilidade de conseguir recursos através de emenda parlamentar para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo da Região Pontal Paulista em parceria com fundação especializada em pesquisa”, contou o interlocutor regional.

Empresas trade de turismo
Durante o encontro, foram filiadas à Associação da IGRPP (Instância de Governança Regional Pontal Paulista), as primeiras empresas da trade de turismo. A primeira foi o Grupo Suzuki da Rota das Frutas Exóticas de Narandiba, categoria Empreendimento de Turismo Rural. 
A segunda foi a Agência Campos Eventos e Turismo de Iepê, hoje a grande responsável pelo incentivo ao turismo regional. “Aos poucos, o turismo no pontal vem apresentando suas potencialidades, vantagens naturais e possibilidades para investir. O governo federal através do Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo tem feito sua parte, e agora cabe aos administradores, gestores municipais, entidades e os empresários acreditarem que é possível desenvolver sistematicamente nossa região através da atividade prestadora de serviço que mais gera emprego e renda no mundo, segunda a OMT [Organização Mundial do Turismo]”, pontua Lima.

Nova agenda
O próximo encontro está agendado para 6 de dezembro e para 2024, já está previsto um grande encontro em parceria com a Unesp de Rosana, onde novos desafios serão lançados.

Cedida | Jurandir Lima

Entre as autoridades que prestigiaram o encontro, o prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva, os vereadores Elder Magro, presidente da Câmara, Alberto R. de Sousa, Paulo Roberto de Oliveira Garcia e Silvio Alves Cisilo, os presidente de Comtur, Regina de Narandiba e Nickolas de Pirapozinho, os diretores de Esporte de Narandiba Marly Sayuri e de Pirapozinho Alex Gonzaga, a diretora da Escola Takako, Edna Biscaino

Outubro Rosa em Estrela do Norte
A Divisão de Saúde e Saneamento promoveu durante este mês uma programação especial com ações voltadas ao Outubro Rosa. A Unidade Básica de Saúde funcionou em horário diferenciado para oferecer ao público feminino coleta de exame preventivo, orientação sobre o autoexame das mamas e agendamento para mamografia.
E no último dia 20, foi realizada a Noite Rosa, que, além dos atendimentos disponibilizados durante os horários estendidos, ofereceu testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. 

Divulgação | Assessoria de Imprensa

Outubro Rosa teve programação especial em Estrela do Norte

Publicidade

Veja também