Cooperação em redes fortalece pesquisa, extensão e inovação

Integrante do projeto de redes do Semesp, Unoeste participa de debate sobre novos caminhos para o segmento

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/10/2022
Horário 16:33
Foto: Cedida
Adilson Guelfi no workshop do projeto Semesp Redes de Cooperação
Adilson Guelfi no workshop do projeto Semesp Redes de Cooperação

Na busca permanente de fortalecer cada vez mais os programas de pós-graduação stricto sensu, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) participa do debate de novos caminhos para este segmento em evento realizado pelo Semep (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo). Na condição de integrante do projeto Semesp Redes de Cooperação, sua participação ocorreu em workshop sediado sexta-feira na Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto).

Implantado em 2016, o projeto reúne mais de 150 instituições de ensino superior em 19 redes. A Unoeste está inserida na Rede 6 e esteve representada neste último evento pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Ele estava acompanhado dos coordenadores dos programas pelos quais são ofertados mestrados e doutorados. Em sua avaliação, foi um encontro bastante produtivo com o debate dos caminhos da pós-graduação.

Resultados mais fortes
“O encontro foi importante para definir as estratégias e as ações a médio prazo sobre demandas do setor das universidades privadas quanto a pesquisa, extensão e inovação. O encontro ainda serviu para identificarmos as potencialidades comuns de todos os membros da rede de cooperação, ajudando assim a gerar resultados futuros mais fortes. A importância de a Unoeste estar presente é contribuir para fortalecer mestrados, doutorados, pesquisa e inovação que impactam no mercado de trabalho e na sociedade, e que são geradas pelo segmento das universidades privadas”, pontou Adilson.

Os coordenadores participantes pela Unoeste foram os dos programas de Ciência Animal, Anthony César de Souza Castilho; de Ciência da Saúde, Leonardo de Oliveira Mendes; da Educação, Camélia Santina Murgo; do Meio Ambiente, Dra. Alba Regina Azevedo Arana; e o vice-coordenador de Agronomia, Edgar Henrique da Costa Silva, representando o coordenador Fábio Rafael Echer que acabou de voltar do Egito, onde participou da 7ª Conferência Mundial de Pesquisa do Algodão, tendo atuado como mediador e apresentado seis trabalhos.

Conforme o Semesp, do qual a Unoeste faz parte através da mantenedora Apec (Associação Prudentina de Educação e Culrtura), pela primeira vez foi realizado encontro fora de sua sede em São Paulo. Em Ribeirão Preto, estiveram reunidos pró-reitores e coordenadores de cursos stricto sensu de várias instituições para o debate tão relevante.  Na abertura, a reitora da Unaerp, Suzelei de Castro França, compôs a mesa com representantes da Unoeste, Unifran (Universidade de Franca), Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano) e Uniube (Universidade de Uberada).

Benefícios de alto impacto
O coordenador da Universidade Corporativa Semesp e facilitador do projeto da Rede 6, Márcio Sanches, ministrou painéis temáticos, promoveu dinâmicas e apresentou os objetivos que serão trabalhados nos próximos três anos pela rede. “Foi um encontro muito produtivo, com a participação de várias universidades. E este é um projeto de redes para o qual tivemos um olhar de muito carinho e cuidado”, afirmou o diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis. Projeto que tem resultado em benefícios econômicos, administrativos e acadêmicos.

 

Cedida

 

 

 

Publicidade

Veja também