Coordenador da Defesa Civil aborda nova vacina

Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira confirmou presença no Enetec 2016, que será realizado no dia 21, em Prudente

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 06/10/2016
Horário 10:25

 


O coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, coordenador de Defesa Civil do Estado de São Paulo, tem presença confirmada no Enetec (Encontro Nacional de Educação Tecnológica). Ele irá ministrar palestra de abertura da mesa-redonda que discutirá o combate ao Aedes aegypti. O coronel responde diretamente ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), e é responsável pelas ações de combate à dengue e outras doenças causadas pelo vetor.

De acordo com o idealizador do evento, Celso Tatizana, da Caltech Informática, ele tratará "As ações do Estado de São Paulo no combate às arboviroses". Em suas explanações, ele abordará a vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, que tem se mostrado mais eficiente que a vacina francesa, e ainda comentará sobre as principais ações de combate ao vetor no Estado. "Presidente Prudente é a segunda pior cidade paulista com número de casos de dengue. As ações de combate não têm surtido o efeito desejado. Essa mesa-redonda irá nos revelar bons caminhos para melhorarmos a situação. O coronel é uma pessoa inteirada e bem capacitada", destaca.

Jornal O Imparcial Tatizana: "Ações de combate não têm surtido efeito desejado"

A presença de um representante do Estado também será importante para o evento reunir secretários de Saúde e Vigilância Epidemiológica da região, "colaborando, conseqüentemente, com os trabalhos de combate e prevenção em todos os municípios vizinhos", declara Celso Tatizana.

A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas na plateia. A mesa-redonda contará também com grandes cientistas da área, como: professor Maulori Cabral, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), inventor da mosquitérica; Margareth Capurro, bióloga da USP (Universidade de São Paulo), que falará sobre mosquitos transgênicos e bactéria; Rodrigo Perez, da USP, que irá tratar sobre larvicida BTI (Bacillus thuringiensis israelensis); João Zequi, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que irá explanar sobre armadilha ovitrampa, entre outros.

Como já informado em O Imparcial, que é parceiro do evento, o Enetec será realizado no dia 21 de outubro, no Teatro Universitário César Cava, campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Prudente. A abertura também contará com o Robô Nao, que é capaz de identificar o mosquito vetor da dengue, com uma das melhores programações do mundo.

A programação já está definida, mas Tatizana ainda deverá convidar o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que, por enquanto, ainda não sabe se poderá vir.

 

SERVIÇO

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20, no site www.class.com.br, pelo link "Eventos".

 

Programação

8h - Credenciamento no evento (obrigatório);

8h30 às 8h45 - Abertura com participação do Robô Não;

8h45 às 9h30 - Palestra "O pandemônio da chikungunha, dengue e zika nos países tropicais", com Maulori Curié Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (inventor da mosquitérica) e com o professor Maciel Marques Redígolo – coordenador de Ciências da Diretoria de Ensino de Marília (SP);

9h30 às 10h15 – 1º Concurso Nacional Visual Class;

10h15h às 10h30 - Premiação do 8º Concurso Nacional Professor Multimídia;

10h30 às 11h30 – 10º Concurso Internacional Visual Class;

11h30h às 12h30 - Cerimônia de Premiação dos Concursos dos Alunos;

15h às 18h – Mesa-redonda "Formas de combate aos mosquitos da espécie Aedes aegypti"

• Mediador: Celso Tatizana – diretor da Caltech Informática

• Abertura: coronel José Roberto de Oliveira - coordenador de Defesa Civil do Estado

"As ações do Estado de São Paulo no combate às arboviroses";

• Álvaro Eduardo Eiras – Universidade Federal de Minas Gerais

"Monitoramento do Aedes aegypti e das doenças associadas utilizando armadilhas de captura de insetos";

• Margareth de Lara Capurro – Universidade de São Paulo

"Combate biológico utilizando mosquitos transgênicos e bactéria Wolbachia";

• João Zequi – Universidade Estadual de Londrina

"Ovitrampas e larvicida BTI no controle de Aedes aegypti";

• Maulori Curié Cabral – Universidade Federal do Rio de Janeiro

"Uso da mosquitérica para vigilância e erradicação".

 
Publicidade

Veja também