Coordenadora da VEM reforça importância da vacinação infantil contra Covid

De acordo com Vânia Maria Alves, aproximadamente 5 mil crianças, de 5 a 11 anos, já foram vacinadas contra a doença em Presidente Prudente; segundo ela, este número representa 25% do total, diante da estimativa do órgão

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 06/02/2022
Horário 05:20
Foto: Secom
Até o momento, 5 mil crianças de 5 a 11 anos já foram vacinadas contra a Covid-19 em Presidente Prudente
Até o momento, 5 mil crianças de 5 a 11 anos já foram vacinadas contra a Covid-19 em Presidente Prudente

A coordenadora técnica de Saúde da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves, conversou com O Imparcial sobre o atual cenário da vacinação infantil contra a Covid-19 em Presidente Prudente e reforçou a importância de os pais levarem seus filhos para serem vacinados contra a doença.

Vânia avalia que o quadro vacinal das crianças no município poderia estar mais avançado. Até o momento, segundo ela, aproximadamente 5 mil crianças, da faixa etária de 5 a 11 anos, já foram imunizadas. Este número representa cerca de 25% do total da população infantil do município na estimativa do órgão, que é de aproximadamente 19.500 crianças. “A gente sempre avalia que [este número] poderia ter sido melhor. A vacinação está acontecendo, as pessoas estão respondendo, mas a gente sabe que tem muitos pais com dúvidas ainda”, pontua.

A coordenadora da VEM confia que o objetivo de vacinar o total de crianças no município será alcançado num futuro próximo, por mais que resistência a contra a imunização infantil ainda seja alta.  “Com o retorno das aulas neste mês, penso que este número vai aumentar. Muitas pessoas estão retornando das férias também. Então, acredito que a partir da próxima semana a procura [pela vacina] vai aumentar”, projeta Vânia.

Em tempos de desinformação e do mar de notícias falsas que circundam as redes sociais, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica fala sobre o tema e reforça que a vacina contra Covid-19 é eficaz, segura e essencial para frear a pandemia. “Infelizmente, isso acontece. As pessoas se informam em locais errados, com pessoas erradas. Penso que estas vacinas, sejam de qual laboratório for, foram aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], então, elas têm uma eficácia, uma segurança, haja visto que nós já temos uma população grande vacinada, tanto no nosso município, como no Brasil também, e nós estamos vendo resultados positivos desta vacinação”, explica Vânia ao citar a queda do número de óbitos e internações graves causadas pela Covid-19 com o avanço da vacinação no país.

“As pessoas devem buscar se informar em sites confiáveis. Se tem dúvida, liga, entra em contato conosco ou conversa com quem já se vacinou. As pessoas devem se informar de maneira sensata e ver que a vacina tem sua eficácia e é segura, seja ela na criança, seja ela no adulto”, reforça.

Vânia complementa que há situações em que os pais se vacinaram contra a doença, porém negam a imunização aos filhos. “Poxa, se eu me imunizei, acreditei na vacina naquele momento em que me vacinei, como não acreditar nela para vacinar o meu filho também? Então, sabendo da segurança e da eficácia por que não comparecer nas unidades de saúde para vacinar as crianças?”, questiona.

Efeitos adversos

A profissional do departamento epidemiológico da pasta da Saúde explica que os efeitos adversos da vacina estão sendo levados a uma outra proporção. “Esses eventos adversos são esperados em qualquer outra vacina também. Só que quando se faz uma vacinação tão ampla e grande como está sendo neste momento, onde o mundo inteiro está sendo vacinado, parece que os efeitos adversos se tornam uma coisa muito grande, porém basta olhar o número de vacinados e compará-lo com número de pessoas que apresentaram algum evento adverso, que é ínfimo nesta proporção. Os pais devem confiar na Ciência, na Anvisa que liberou a vacina, e devem imunizar seus filhos”, explica.

Unidades de vacinação

Dado o aumento dos casos de Covid-19 nos profissionais de saúde em Presidente Prudente, a vacinação contra Covid que acontece, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do munícipio está sendo fracionada: no período da manhã, das 7h30 às 12h, é destinada a vacinação infantil; já no período da tarde, das 12h às 16h3, a imunização é voltada para jovens e adultos. 

Publicidade

Veja também