Copa de Karatê homenageia o Jornal O Imparcial

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 07/10/2023
Horário 08:40
Foto: Arquivo pessoal | Jurandir Lima
Edição 2023 da Copa de Karatê leva o nome do Jornal O Imparcial; evento será realizado no dia 29 de outubro
Edição 2023 da Copa de Karatê leva o nome do Jornal O Imparcial; evento será realizado no dia 29 de outubro

A oitava edição da Copa de Karatê de Pirapozinho recebe o nome de edição Jornal O Imparcial. O evento será realizado dia 29 de outubro, a partir das 8h30, na Acad.
A copa terá equipes das seguintes modalidades: Kata e Kumite individual, Kata equipe, Kata PCD, Kobudo e a novidade da edição 2023 é o festival Baby.
A primeira edição da Copa de Karatê foi realizada em 2015. Jurandir Lima é o padrinho do Karatê em Pirapozinho. Vereador pelo DEM, é autor da lei municipal que institui o dia 25 de outubro, como Dia Municipal do Karatê.

Sobre a homenagem
A Copa de Karatê integra o calendário municipal de eventos esportivos. Ainda de acordo com o vereador, a homenagem ao Jornal O Imparcial é uma forma de retribuir e agradecer ao veículo de comunicação, “preocupado em cuidar, estudar, registrar e mostrar a história e potencialidades do Pontal Paulista”.
Lima disse ainda que, “são muitos e diversos os conteúdos trazidos, sempre com clareza e verdade nas informações, divulgando estudos, dificuldades, eventos e acontecimentos nas cidades da nossa região. Registrando a rica história dessa porção do estado de São Paulo e, especialmente, do Karatê em nossa cidade”, contou agradecido.

Exportação de carne bovina
De acordo com o diretor comercial da Naturafrig Alimentos, Fabrizzio Capuci, o primeiro semestre de 2023 foi marcado por uma série de fatores que impactaram o mercado de exportações de carne bovina e, consequentemente, o registro de queda no volume embarcado.
Outro importante fator, de acordo com a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), a queda nas exportações também foi impulsionada pela baixa de 20% nos preços médios, de US$ 5.470/tonelada para US$ 4.585/tonelada.

Melhora no cenário para o segundo semestre
Mesmo diante deste cenário repleto de obstáculos, ainda é de se esperar uma reação do mercado brasileiro, com possibilidades para que um desempenho satisfatório seja registrado no setor até o fim do ano. 
Tradicionalmente, o segundo semestre oferece mais oportunidades de lucros para a exportação da carne bovina. Um dos principais motivos é a celebração dos feriados por todo o mundo, como a Golden Week na China, uma das principais festas do país que ocorre em outubro e costuma impulsionar a demanda por carne bovina chinesa. 
A diminuição da oferta de carne bovina de países concorrentes também favorece o Brasil. Os EUA, nosso principal concorrente nas exportações, apresentou uma queda de 3% no rebanho de bovinos só no mês de julho, indicando desaceleração para todos os segmentos bovinos.

Cedida | Claudinei Dinello

O vereador de Pirapozinho, Claudinei Dinello (Podemos), recebeu esta semana o título de Cidadão Teodorense. A honraria foi concedida, segundo o representante do Legislativo, por conta da luta em favor da instalação da Rede Lucy Montoro que beneficiará pacientes de toda a região

Dia D da vacinação
Com uma cobertura vacinal de 54,55%, segundo o DATASUS, Pirapozinho é uma das cidades do Brasil que lança estratégias para aumentar os índices de imunização na população. Neste sábado, o Centro de Saúde e a ESF Natal Marrafon funcionam das 8h às 17h para um mutirão de atualização das vacinas para crianças e adolescentes da cidade.
Para se ter uma ideia da gravidade da situação, ainda de acordo com os dados do DATASUS, a vacinação de poliomielite atingiu 60,91% das crianças na faixa etária indicada, para poliomielite 4 anos, não chegou nem a 40%, ficando em 38,43%..

Vacina já!
A vacina contra a poliomielite protege as crianças contra uma doença que já foi eliminada no país. A vacina está disponível gratuitamente no SUS e protege contra três tipos diferentes do vírus. A doença, popularmente conhecida como paralisia infantil, provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos e, em alguns casos, pode até ser fatal.

Atualização da caderneta
Além da polio, as crianças serão imunizadas com outras doses de vacina durante o Dia D. Para atrair público para o Dia D, é preciso se reinventar. Por isso, a Prefeitura de Pirapozinho disponibilizará cupons para sorteio de diversos prêmios para quem levar seus filhos para a vacinação. 

Dia D em Narandiba
Em Narandiba, a vacinação será realizada na Unidade Básica de Saúde. Pais ou responsáveis devem comparecer com documentação dos filhos e caderneta de vacinação. As 100 primeiras crianças também receberão sacolas surpresas e tem sorteio de prêmios também.

Festa das crianças
Neste domingo, a partir das 16h, no Parque do Povo de Pirapozinho, será realizado o Cidade Feliz - Especial do Dia das Crianças. O evento contará com brincadeiras recreativas e pedagógicas, apresentações culturais, brinquedos infláveis para a criançada, música e apresentação de personagens infantis com a Turma do Poropopó.
A festa contará com distribuição de pipoca, sorvete, algodão doce, água e brinquedos para crianças de até 12 anos de idade.

Cedida | Ponto de Cultura PirAção

Em comemoração ao aniversário de 13 anos do Projeto Ponto de Cultura PirAção e 17 anos da Associação Hip Hop em Pirapozinho, jovens que integram o projeto visitaram e fizeram uma apresentação na Câmara Municipal de Pirapozinho

Publicidade

Veja também