Copa e COP

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista contra o orçamento secreto e a favor do orçamento transparente

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 10/11/2022
Horário 05:30

Tite convocou um pombo e 25 canarinhos para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Tanto o pombo, conhecido pela "alcunha" de Richarlison, como os canarinhos se dão bem e "comem" na mão do técnico, que fala o estranho idioma chamado de "titês".
Estranho idioma? Idioma estranho? Parece que sim a julgar pelo vocabulário do Tite. Por exemplo: ao falar dos laterais, o treinador disse que prefere lateral construtor e não o lateral que avança muito. Lateral construtor? Que diabo é isso? Vai ver o lateral tem a missão de construir um muro - na lateral do campo, claro - para impedir a passagem do atacante.
Muro é só um exemplo, pois o lateral construtor pode também erguer uma cerca de arame farpado ou até mesmo instalar uma cerca elétrica. Tudo para bloquear o atacante. Chistes à parte, tomara que o Brasil seja campeão e conquiste o sexto título, o tão sonhado hexa.
Tite convocou bem. Pode ter cometido injustiça ao não chamar Dudu, do Palmeiras. Acho que Gabigol não fará falta, ao contrário do Roberto Firmino, que marcou gols decisivos e foi dispensado na hora de "comer o filé". E o Daniel Alves? Talvez seja o construtor citado acima. Aos 39 anos, Daniel Alves é o jogador brasileiro mais velho convocado para a Copa do Mundo.
Antes dele, o recorde de "idade avançada" pertencia ao também lateral Djalma Santos, que atuou na Portuguesa e no Palmeiras, de Ademir da Guia, Dudu e outros excelentes jogadores da chamada Academia. Djalma Santos foi convocado quando tinha 37 anos. Ele integrou a Seleção que disputou a Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966. O Brasil entrou bem naquela Copa. Caçaram Pelé em campo.
A Copa bate à porta e também está em andamento a COP do clima, no Egito. Chefes de governo e de Estado participam do evento para o qual o Lula foi convidado, dada a sua preocupação com o meio ambiente.
Aliás, o ambiente está cada vez mais meio. O clima extremo é uma tragédia e precisamos ficar em estado de alerta. A coisa é feia. Outro dia li que os oceanos estão encolhendo e que, na África, você percorre centenas de quilômetros sem ver um animal sequer. 
Logo na África, berço de animais majestosos. No arremate, cito o Cacique Raoni: "Se corta árvore, vento aumenta, Ssol esquenta e água some". Numa simples e genial frase, Raoni falou tudo e um pouco mais. É assim que o mundo é.

DROPS

Flordelis não é flor-de-lis que se cheire.

Coisa estranha (1): tem gente que bate palmas para maluco.

Coisa estranha (2): tem gente que canta o Hino Nacional para pneu (deixaram o hospício aberto?).

Precisamos conjugar o verbo amar.
(Divaldo Franco, líder espírita)

Pruden Farma, a farmácia do Célio.
Medicamentos em geral e manipulações de fórmulas. Entregas em domicílio: 3906-1000 e 99651-2129. Av. Ana Jacinta, 2.151.
Atende todo dia até 22h.
 

Publicidade

Veja também