Copa Proarmas de Tiro Esportivo reúne 50 participantes em Prudente

Esta foi a 1ª de 9 etapas do evento de âmbito nacional, que ocorre simultaneamente em mais de 180 clubes, em 20 Estados do país; 2ª está marcada para ocorrer de 12 a 16 de abril

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 22/03/2023
Horário 21:56
Foto: Cedida/Alessandro Garcia
Evento visa fomentar e disseminar a prática do tiro esportivo
Evento visa fomentar e disseminar a prática do tiro esportivo

Ocorreu no último fim de semana, nos dias 17, 18 e 19, a primeira de nove etapas da Copa Proarmas de Tiro Esportivo, no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente). Segundo um dos coordenadores responsáveis, Leandro Pereira Esteves, 53 anos, aproximadamente 50 atletas do tiro da cidade e região, como Álvares Machado, Osvaldo Cruz, Santo Anastácio e Dracena participaram da competição. “É um evento de âmbito nacional que ocorre de forma simultânea em mais de 180 clubes em 20 Estados do país. Foram mais de 6 mil inscrições. É desenvolvido em nove etapas, sendo oito online [simultaneamente em todos os clubes habilitados] e uma final presencial – Playoff ”, expõe o coordenador. A segunda etapa está marcada para ocorrer de 12 a 16 de abril.
De acordo com Leandro, que é tenente da Polícia Militar de São Paulo, atualmente na reserva, a importância deste evento é fomentar e disseminar a prática do tiro esportivo, criando novos atletas da modalidade. “E quem sabe algum dia um atleta da região traga uma medalha olímpica para nós. Temos um projeto para montar uma equipe de paratletas. O Camping Militar Paralímpico tem um recorde, de 64 militares com deficiência, 36 são do Tiro”, expõe ele, que tem ao seu lado na coordenação do tiro esportivo no TCPP, Cristiane Breda Esteves, José Maria Lisboa e André Medeiros.
O coordenador explica que a Copa Proarmas é uma competição de tiro esportivo de precisão a 10 e 25 m (metros) - todas as leis são rigorosamente observadas e atendidas. Podem participar da Copa Proarmas de Tiro Esportivo os CAC´s (Caçadores, Atiradores Esportivos e Colecionadores) que estiverem devidamente registrados no Exército Brasileiro com toda documentação em dia ou as autoridades que estejam amparadas por lei e que possuam Porte Funcional de Arma de Fogo e são maiores de 18 anos.

Formação de treinadores

No sábado, também houve o encerramento do primeiro Curso de Formação de Treinadores de Carabina e Pistola ISSF (International Shooting Sport Federation - Federação Internacional de Tiro Esportivo), promovido pela CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo), com o apoio do COB (Comitê Olímpico do Brasil)
Dezesseis novos treinadores /técnicos de carabina e pistola modalidades olímpicas receberam seus diplomas. “Para inscrição no curso, o candidato tinha que apresentar o currículo esportivo e já ter realizado provas da modalidade olímpica em sua federação. A vagas foram disponibilizadas para um atleta de cada federação”, cita Leandro. 
Foram dez dias de curso, totalizando mais de 60 horas de aulas práticas e teóricas, no estande do CMTE (Centro Militar de Tiro Esportivo), no Rio de Janeiro, ministrado pelos árbitros internacionais credenciados do ISSF da Federação Portuguesa, Francisco Silva e Luís Felipe Bastos. 
“Agora os novos diplomados têm a oportunidade de compartilhar, passar a frente o aprendizado adquirido no curso com outros profissionais, atletas e alunos em seus respectivos Estados”, menciona Leandro.

CALENDÁRIO ADMINISTRATIVO
Publicação do regulamento de premiação e classificação geral – 1º de abril
Publicação da carta convite – Playoff – 1º de abril
Início do prazo para o clube se candidatar a sediar o Playoff – 1º de maio
Fim do prazo para o clube se candidatar a sediar o Playoff – 31 de maio
Publicação do edital do Playoff – 18 de julho
Remessa do 1º lote de medalhas – previsão – 31 de julho
Remessa final das medalhas – previsão – 20/01/2024
Início do pagamento da premiação em dinheiro – 01/02/2024 

CALENDÁRIO DAS PROVAS
2ª Etapa Online – 12 a 16 de abril
3ª Etapa Online – 17 a 21 de maio
4ª Etapa Online – 14 a 18 de junho
5ª Etapa Online – 19 a 23 de julho
6ª Etapa Online – 16 a 20 de agosto
7ª Etapa Online – 20 a 24 de setembro
8ª Etapa Online – 18 a 22 de outubro
9ª Etapa – presencial playoff – 1 a 3 de dezembro

Fotos: Alessandro Garcia

José Maria Lisboa e Leandro Pereira Esteves, coordenadores de Tiro do TCPP


Da esq. para a dir.: Amílcar Silva Junior, vice-presidente da CBTE; Luiz Bastos, treinador da Seleção Portuguesa de tiro carabina; Leandro; e Francisco Silva

Publicidade

Veja também