A Copa Trekking de Presidente Prudente, que começou em 1999 e ficou por 20 anos em evidência, está retornando. Segundo a organização, havia planos para esse retorno. Em 2020 estava tudo pronto para ter o evento, mas com a pandemia da Covid-19, foi suspenso. E agora será realizada essa “prova especial” de trekking e mais uma até o final do ano, para voltar totalmente em 2025.
A prova ocorre neste domingo, com largada a partir das 9h, no Recinto de Exposições Jacob Tosello de Prudente. É uma prova de aproximadamente 4 km (quilômetros) - considerada uma prova curta - até por conta do tempo que ficou sem ser realizada, explicou a organização, mas com uma trilha bastante sinuosa e com locais muito bonitos.
O trekking geralmente é feito em equipes, que podem ser formadas por duas a seis pessoas, que vão fazer o percurso a pé e na mata. Segundo a organização, existe um tempo certo para que os participantes terminem o percurso. Não ganha quem chega primeiro, pois não é o vigor físico que conta e sim a técnica de caminhar. “Tem as velocidades, tem o trajeto, tem os postos de cronometragem, vence quem perder menos tempo, quem passar nos postos no tempo mais próximo do tempo correto”, explica a organização.
O trekking é um rally de regularidade a pé, de acordo com a organização. É uma jornada feita a pé, que pode ser mais ou menos dificultosa, sempre em cenários naturais. Ainda de acordo com a organização, voltar com a Copa Trekking nessa prova especial é muito importante para a cidade, pois é um evento tradicional, várias equipes que participaram nesses anos todos também participaram de campeonatos brasileiros.
“É um esporte fantástico, onde as pessoas têm a possibilidade de estar interagindo entre elas e também com o meio ambiente, um contato maravilhoso com a natureza”, afirmou a organização.
As inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (18) 99750-78087 até este sábado (14). O valor da inscrição é R$ 50. As equipes inscritas estão convocadas a participar de uma reunião de treinamento hoje, às 16h, na Casa do Criador do Recinto de Exposição Jacob Tosello.
São duas categorias: trakkers (para iniciantes) e graduada (para quem já compete). A premiação será troféu para as três primeiros equipes de cada categoria. A organização acredita que entre 70 a 100 pessoas devem participar da prova.