O Grêmio Prudente vem realizando uma grande campanha nesta primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Junior - Copinha 2026. Dois jogos - duas vitórias. A primeira foi contra o Carajás - 2 a 1 - e a outra na noite de ontem, contra o Olímpico-SE - 4 a 0 com gols do meia Carlos André (dois gols), um gol do meia Matheus Ortega e o outro do atacante Hugo Rocha.
A equipe comandada pelo técnico Guilherme Freitas chegou aos 6 pontos, com seis gols marcados e apenas um sofrido, em dois jogos, e por isso ocupa a primeira colocação do Grupo 6, por ter mais gols marcados que o Ceará (cinco gols), próximo adversário do time prudentino. O jogo entre Grêmio Prudente e Ceará ocorre nesta sexta-feira, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, a partir das 19h.
Em entrevista após a partida, o técnico disse que a equipe teve uma evolução natural do primeiro para o segundo jogo. “Sabíamos que o primeiro jogo, de estreia, seria mais nervoso, mas conseguimos a vitória. Depois de vencer o Carajás, observamos uma melhora, uma evolução na equipe, trouxe mais segurança. A gente observou nos treinos desses últimos dias - de domingo pra cá - os meninos mais leves, mais soltos. A gente já esperava uma melhora na postura e foi o que aconteceu. Nesse segundo jogo, o time estava mais leve, pecamos um pouco nas finalizações, se tivéssemos caprichado um pouco mais, talvez o placar teria sido mais elástico. Mas, o importante é que conseguimos os 6 pontos”.
Guilherme ressalta que durante a pré-temporada, foram trabalhados diferentes cenários, variações. “Trabalhamos muito as diferentes situações em campo, alguns momentos sermos mais agressivos, em outros nem tanto. Agora, com esse espaço curto entre um jogo e outro, a gente conversa mais para fazer os ajustes”.
O técnico ressalta que a harmonia entre a comissão técnica contagia os atletas, o que facilita ainda mais o trabalho em grupo. “O ambiente nosso é muito bom. Sempre falo para os atletas que não basta só os jogadores estarem fechados, nós somos um todo. A gente tenta passar o máximo de tranquilidade para eles. É um grupo muito bom de se trabalhar, basta falar da tamanha entrega deles na pré-temporada”.
Guilherme diz estar muito feliz como técnico do time na Copinha. “Só tenho a agradecer a diretoria que confiou no nosso trabalho, numa competição tão importante para o clube e para a cidade. Tive a oportunidade de participar outras vezes da Copinha como auxiliar e esse momento está sendo muito especial, principalmente porque o torcedor faz realmente a gente se sentir em casa, a gente vê o público aumentando de um jogo pro outro, e a presença do torcedor e o apoio, tem sido fundamental
O meia Carlos André, autor de dois gols na vitória de 4 a 0 em cima do Olímpico, disse que nesse segundo jogo, o time chegou mais focado. “No primeiro jogo, era estreia, muito nervosismo. Já nesse segundo, a equipe entrou mais focada, mais leve e conseguiu entrar em campo e fazer o que a gente gosta de fazer. Agradeço muito a sorte de ter feito os dois gols”.
Para o jogo contra o Ceará, nesta sexta-feira, Carlos André disse que o time tem que seguir o mesmo ritmo. “Temos que manter o mesmo ritmo e até mais para não deixar cair e entrar no jogo com mais confiança”.
O lateral esquerdo, João Victor, disse que foi o jogo dos sonhos. “Fico muito feliz com esse resultado, é um sonho realizado”. Ele ressalta que contra o Ceará sabe que vai ser um jogo difícil. “Vai ser um jogo pegado, mas estamos trabalhando para chegar e conseguir a vitória”.
@britofotto/Agência Ágape

Comemoração de um dos gols na noite de ontem