Coronavírus e as celebrações religiosas

Com o avanço da doença no país e no mundo, Diocese de Presidente Prudente realizou mudanças em atos realizados nas missas, com a intenção de evitar o contágio da doença

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 04/03/2020
Horário 18:59
Arquivo: Orientações devem ser replicadas em todas as paróquias
Arquivo: Orientações devem ser replicadas em todas as paróquias

Ao longo das celebrações religiosas, principalmente nas missas, há momentos de interação entre os religiosos, a fim de promover o amor e a fé entre ambos. Contudo, baseado no avanço do coronavírus no Brasil e no mundo, a Diocese de Presidente Prudente adotou mudanças em atos realizados nas cerimônias, como forma de prevenção à doença.

Isso mostra que a forma como os diagnósticos do vírus vêm crescendo no território mundial, promoveu alterações até no modo de realizar eventos religiosos. Por conta disso, por meio de nota, à frente da diocese, o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos relatou que, “ciente que o coronavírus a cada dia tem avançado pelos países, atingindo o Estado de São Paulo, e que o contágio e avanço do vírus se dá pelo simples contato com as mãos e pela saliva de pessoas infectadas, algumas orientações foram necessárias, e que devem ser replicadas em todas as paróquias diocesanas.

E são elas: na hora do abraço da paz, substituir pelo sentimento de bem-querer em relação ao próximo. Segundo, diante à Oração do Pai Nosso, “ao invés de unir as mãos, cultivar o compromisso com a fraterna comunhão”, ressalta o bispo. E por último, no momento da sagrada eucaristia, receber nas mãos (e não direto na boca), acolhendo Cristo enquanto se reza pelos irmãos enfermos.

Ainda conforme o sacerdote, as recomendações também vêm de encontro com a celebração do Jubileu de Diamante de criação da diocese, que completa 60 anos, e em sintonia com as orientações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e com o tema da Campanha da Fraternidade 2020: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”.


 

 

Publicidade

Veja também