Corpo de Bombeiros registra estabilidade nos números de afogamentos na região em 2023

Busca de corpos passou de cinco em 2022 para quatro neste ano, enquanto o número de afogamentos em curso aumentou de um para dois no mesmo período

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 17/12/2023
Horário 09:10
Foto: Freepik
Ao abordar locais mais propensos a afogamentos no oeste paulista, tenente do 14º Grupamento ressalta que rios são os pontos mais críticos
Ao abordar locais mais propensos a afogamentos no oeste paulista, tenente do 14º Grupamento ressalta que rios são os pontos mais críticos

O Corpo de Bombeiros divulgou recentemente dados referentes aos afogamentos ocorridos na região de Presidente Prudente de janeiro a dezembro de 2023. Os números divulgados indicam estabilidade em comparação ao ano anterior. Foi registrada diminuição de um caso nas ocorrências de busca de cadáveres, passando de cinco em 2022 para quatro em 2023, enquanto o número de afogamentos em curso, que é quando os Bombeiros atuam para salvar a vítima, aumentou de um para dois no mesmo período. 

O 1º-tenente PM Guilherme Minoru Hakamata de Souza, do 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros, falou sobre os fatores que podem estar contribuindo para a manutenção desses números na região de Prudente. O tenente destacou a conscientização da população como um dos principais elementos que podem explicar a estabilidade nas ocorrências. “De acordo com os números apontados, não houve um aumento ou diminuição significativa dessas ocorrências. A conscientização da população pode ser um dos fatores que colaborou para a estabilidade”, considera.

Ao abordar os locais mais propensos a afogamentos no oeste paulista, o tenente ressalta que os rios são os pontos mais críticos. Ele enfatiza a importância de a população adotar cuidados ao entrar na água. “Não entrar na água se exagerou no consumo de bebidas alcoólicas ou na ingestão de alimentos. Sair imediatamente dos rios se a previsão for de chuva. Em passeios de barco, verificar a previsão meteorológica. E, principalmente, respeitar os seus limites”, orienta o tenente.

Questionado sobre a possível influência das altas temperaturas registradas nos últimos meses, Guilherme afirma que a elevação da temperatura contribui indiretamente para o aumento dos afogamentos. “A alta temperatura contribui indiretamente para o aumento dessas ocorrências, pois é comum que a população procure áreas de banho como rios e represas", explica.

Intensificação da orientações

Para mitigar as ocorrências de afogamentos, o Corpo de Bombeiros intensifica as orientações à população, especialmente durante períodos críticos, como a chegada do verão e o aumento das temperaturas. O tenente do 14º Grupamento explica que isso é feito por meio de reportagens e conscientização dos jovens nas escolas, através do programa “Bombeiro Educador”. 

Publicidade

Veja também