Corpus Christi é celebrado por fiéis na região

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 26/05/2016
Horário 08:18
Cidades da região celebram hoje a festa de Corpus Christi com ruas enfeitadas, altares temáticos e doação de alimentos, além de missas. Inserida no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, a procissão em Piquerobi recebe milhares de visitantes todos os anos, chegando neste em sua 49ª edição aguarda 8 mil pessoas durante todo o dia.

Os preparativos para adornar as ruas começam bem cedo pelos voluntários. Segundo a coordenadora do evento, Ângela Rodrigues Soares, ao todo 430m (metros) de pedras de calcário, pedra brita, areia, isopor, coloridos com tintas látex, sprays,se transformam em tapetes que cobrem as ruas no entorno e na frente da igreja São Miguel Arcanjo.

Jornal O Imparcial Católicos da região manifestam sua fé à eucaristia, corpo e sangue de Jesus Cristo, nesta quinta-feira, feriado

A procissão será às 18h, mas antes disso outras ações ocorrem durante todo o dia. A Rua José Bonifácio, por exemplo, se transforma em uma praça de alimentação com cerca de 70 barracas onde todo tipo de alimentação é servido. Na programação tem show pirotécnico às 21h, na praça da matriz  e às 23h, show baile com a banda Fruto Proibido.

De acordo com o padre da paróquia, José Alves Neto essa festa é a celebração de adoração à eucaristia, sacramento da igreja qual se deve dedicar toda fé, pois a hóstia consagrada representa o corpo, sangue, alma e divindade de Cristo. "Naquela quinta-feira quando Jesus foi cear com seus apóstolos Ele entregou o pão e o vinho e disse: ‘isto é meu corpo entregue por vós; é meu sangue, derramado por vós’", citou o sacerdote.

 

Presidente Prudente

Em um percurso diferente do ano passado, como publicado neste jornal, a festa de Corpus Christi, hoje, em Presidente Prudente começa às 8h com celebração da santa missa em frente a Catedral de São Sebastião. Logo após inicia-se a procissão onde os fieis descerão pela Avenida Coronel José Soares Marcondes até a Washington Luiz, atravessando a Avenida Brasil até chegar no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, onde o bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos presidirá a bênção do Santíssimo.

 

Álvares Machado

A festa religiosa em Álvares Machado começa a partir das 8h30, com o padre Jurandir Severino de Lima, responsável pela Paróquia São José vai à frente da procissão levando o Santíssimo pelas ruas, - saindo da praça, pela Rua Presidente Roosevelt. Assim como no ano passado, fieis são convidados a doarem alimentos não-perecíveis que posteriormente são destinados à Pastoral Social Operários de São José que distribui às famílias necessitadas em forma de cestas básicas.

 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE CORPUS CHRISTI 2016


PIQUEROBI

 

26/05/2016

7h

Inicio da ornamentação dos tapetes

 

8h

Exposição do Santissimo e benção das equipes de trabalho

 

10h

Quermesse salão paroquial em prol da reforma e ampliação da matriz

 

18h

Santa missa ao Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo seguida de procissão

 

21h

Show pirotécnico

 

23h

Show musical com banda Fruto Proibido
Publicidade

Veja também