“A cidade paulista rica em qualidade de vida, ideal para viver bem”. Assim Presidente Prudente foi definida em uma reportagem do Correio Braziliense, tradicional veículo jornalístico que nasceu junto com Brasília (DF), em 1960, e que hoje conta com a maior plataforma de comunicação do centro-oeste do país. A publicação, que lembra que a cidade é conhecida como “capital do oeste paulista”, destaca a “economia robusta e qualidade de vida reconhecida nacionalmente”, além de elencar os motivos que tornam o município “um destino vibrante”.
“Economia diversificada com setor de serviços e agronegócios fortes, centro universitário de referência regional com múltiplas instituições e qualidade de vida entre as 25 melhores do Brasil”, ressalta o CB. Entre as motivações para se morar em Prudente, cita que a cidade possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,806, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. “A economia é movida pelo setor de serviços, agronegócios e educação superior. Com cerca de 234.083 habitantes, oferece infraestrutura completa de saúde e educação. A segurança é reforçada em áreas residenciais centrais. O custo de vida é mais baixo que na capital paulista, com aluguéis acessíveis e serviços de qualidade”, frisa a reportagem.
Além de apontar os bairros ideais para se viver, a matéria do CB indica que o “Centro é vibrante, com comércio diversificado e acesso ao calçadão: ideal para quem busca praticidade e vida urbana intensa”. Entre as principais atrações turísticas, o destaque fica para o Parque do Povo, que “encanta com suas múltiplas opções de lazer gratuito”, como pistas de skate, piscinas, campos de futebol, ciclovias e playground, “sendo um verdadeiro centro de entretenimento ao ar livre”. Ressalta ainda o jornal brasiliense que a cidade “vibra com eventos culturais durante todo o ano, destacando-se pela tradição em música, teatro e artesanato”.
“Presidente Prudente une qualidade de vida, educação de excelência e oportunidades econômicas no oeste de São Paulo. Do Parque do Povo aos campi universitários, é um destino que oferece crescimento pessoal e profissional. Planeje sua mudança ou visita para viver o dinamismo da capital do oeste paulista”, reforça o Correio Braziliense.
Defensor das “maravilhas prudentinas”, Martinho Sergio Krasucki, ex-vereador homenageado com a Medalha de Mérito Fundador “Coronel Francisco de Paula Goulart” em reconhecimento aos serviços prestados em sua atuação na cidade como empresário, filantropo e, também, no parlamento prudentino, se emociona com o reconhecimento do CB em relação à cidade que tanto ama.
“Isso é sensacional. A menção do jornal Correio Braziliense, em nível nacional, a Presidente Prudente é muito boa, não tem dinheiro que pague. Prudente realmente é uma cidade que tem que ser considerada por vários aspectos”, enaltece Martinho.
“Quantas cidades tem um Parque do Povo como temos em Prudente, uma área de sete, oito quilômetros de extensão, tão belíssima? Pouquíssimas. E não digo nem no Brasil, mas no mundo: poucas cidades têm a qualidade de vida que podemos ter aqui”, ressalta, sem deixar de destacar a saúde, a saúde bucal e a segurança.
“Prudente chegou a ser considerada a cidade mais segura do Brasil pelo tenente-coronel da Polícia Militar, Marcelo Moura, que me explicou sobre isso há uns dois anos, em uma palestra. Fiquei abismado. Então, é uma cidade belíssima, que agrega muito e tem uma qualidade de vida que poucas cidades do Brasil têm. Eu realmente defendo, com unhas e dentes, essa cidade que eu amo tanto. Aqui nasci e, provavelmente, vou morrer aqui”, pontua Martinho.
Foto: Arquivo - Martinho é um grande defensor de Prudente, a cidade que tanto ama