COTA MUNICIPAL

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 11/06/2023
Horário 05:10

Projeto protocolado na Câmara Municipal de Prudente pela vereadora Nathália Gonzaga (PSDB) dispõe sobre reserva de vagas para população negra e povos indígenas em concursos para servidores da administração pública municipal direta e indireta.

 

POUCO A POUCO

Pela proposta da vereadora o percentual de 20% será alcançado gradualmente, iniciando com 10% e acrescido de 2% a cada dois anos a partir da data da publicação de lei que faz referência não somente a concursos, mas a processos seletivos também.  

 

ÂMBITO FEDERAL

Na justificativa, Nathália diz que o projeto de lei pretende dar efetividade municipal ao direito já existente em âmbito federal de reserva de vagas para a população negra, também fixada em 20%.

 

GARANTE E AMPLIA

Outro argumento é de que o projeto traz à realidade local o mesmo percentual reservado em concursos federais, garantindo igualdade de condições já existentes em outros concursos e amplia essa garantia à população indígena.

 

TÚNEL DO TEMPO

Neste domingo aniversaria Tadashi Kuriki que foi vereador na Câmara Municipal de Prudente, deputado estadual e deputado federal. Advogado, empresário, radialista e político. Tadashi é de General Salgado, onde nasceu em 11 de junho de 1940.

 

GRANDE ORADOR

Tadashi deve estar no top 10 dos maiores oradores de Prudente, com uma linda voz e extraordinária capacidade de raciocínio. Vale contar um episódio vivenciado pelo repórter do Plantão, quando Paulo Constantino se elegeu prefeito pela 2ª vez.  

 

CÉDULA POR CÉDULA

Era 1988, tempo de contagem dos votos cédula por cédula. No Ginásio Municipal de Esporte Watal Ishibashi a apuração da eleição demorava mais de dois dias. Naquele ano terminou na terça, por volta do meio-dia.

 

CARAVANA DA VITÓRIA

À tarde foi realizado um ato público da caravana da vitória, na carroçaria de caminhão estacionado na avenida Coronel Marcondes, em frente à Procuradoria do Estado, esquina com a rua Barão do Rio Branco.

 

QUATRO E QUATRO

Quando foi vez do discurso de Tadashi, saudou a todos e pediu para que olhassem o relógio da Catedral. Momento em que soaram quatro badaladas, das 4h da tarde. Então, disse que as badaladas eram benções aos 4 anos da nova administração de Constantino.

 

PERDEU A LUTA

Neste dia 11 de junho são 12 anos da morte do vereador Hélio Cortez, ocorrida em 11 de junho de 2011, aos 59 anos de idade. Foi vencido pelo câncer. Foi presidente da Câmara Municipal de Prudente. Sua base eleitoral era o jardim Paulista.

 

FICOU NA HISTÓRIA

Como distribuidor de produtos da Cooperativa de Laticínios Vale do Paranapanema percorria a cidade toda. Foi eleito vereador quatro vezes, sendo a primeira vez em 1988. Ocupou a presidência da Câmara de janeiro de 2001 a janeiro de 2003.

 

CARGO DE PREFEITO

Como presidente da Câmara assumiu o cargo de prefeito por 30 dias, durante licença de Agripino Lima (1931-2018), após a morte do vice Jólio Martin. Político, sambista e desportista, Hélio Cortez foi presidente do Corintians (assim, sem th) de Prudente.  

 

Publicidade

Veja também