COVID-19

REGIÃO - BILI INFANTE

Data 24/03/2020
Horário 03:29

Embora ainda não existam casos confirmados de coronavírus no extremo Pontal (até o fechamento desta coluna), a pandemia alterou bastante o cotidiano das cidades da região. Todas as prefeituras emitiram decretos que elencam medidas de enfrentamento da situação, como restrição de serviços públicos e proibição de eventos e aglomerações. Os municípios de Euclides da Cunha Paulista, Rosana e Mirante do Paranapanema criaram comitês específicos de enfrentamento ao Covid-19, compostos por membros dos poderes públicos, profissionais de saúde e sociedade civil.

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Além da criação de comitês de enfrentamento, as administrações municipais de Euclides da Cunha Paulista e Rosana decretaram estado de emergência em saúde pública. Rosana foi além: decretou a suspensão de funcionamento, por tempo indeterminado, de bares, restaurantes, lojas e demais estabelecimentos não essenciais. A medida é consonante à quarentena decretada pelo governador João Doria (PSDB), que passa a vigorar a partir de hoje em todo o Estado.

RECURSOS EMERGENCIAIS

Na última quinta-feira, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) solicitou ao secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, recursos emergenciais para que a santa casa de Rancharia, o Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio e o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, sejam transformados em centros de atendimento de referência para casos de Covid-19 na região. Com atuação parlamentar fortemente voltada à área da saúde, Bragato trabalha para melhorar a estrutura de atendimento regional, com vistas ao enfrentamento da pandemia.

VACINAÇÃO

Inicialmente prevista para a segunda quinzena de abril, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início ontem. A antecipação foi necessária para auxiliar os profissionais de saúde a descartar a influenza na triagem de casos para o coronavírus. Em Rosana, por recomendação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 do município, a campanha ocorre em duas amplas escolas: Maria Terezinha Camargo Jardim e Taynara Bairro Mayer (Distrito de Primavera). Em ambos locais, a vacinação ocorre em dois períodos, sempre das 8h às 11h e das 13h às 16h. Importante ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas é altamente indicada para a prevenção de doenças respiratórias, que podem se agravar diante da pandemia.

VISITAS SUSPENSAS

Principal ponto turístico do Pontal do Paranapanema, o Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, está com visitação suspensa, por tempo indeterminado, desde o último sábado. A medida se estende a todas as unidades de conservação do Estado de São Paulo. O objetivo é conter a propagação do Covid-19 no território paulista.

POSTO DE SAÚDE

Após obras de ampliação e reforma, a Prefeitura de Rosana reinaugurou, no último dia 12 de março, o Posto de Apoio a Saúde “Bonanza”, localizado no Assentamento Nova Pontal, na zona rural do município. A unidade de saúde, que atende cerca de 130 famílias, conta agora com consultórios médico e odontológico, além de salas de espera, recepção, triagem, farmácia e enfermagem.

TEODORENSE NO MP

Nascido e criado em Teodoro Sampaio, Guilherme Rodrigues Batalini é o mais novo membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Aprovado em um dos concursos públicos mais difíceis do país, o teodorense conquistou a 24ª colocação entre os 97 aprovados na última fase do certame, de um total de mais de 17 mil inscritos. Na cidade, o contentamento é geral, sobremaneira entre amigos e ex-professores do agora promotor de Justiça, que é membro de família pioneira do município. Em tempos de grande tensão, Teodoro Sampaio se orgulha e se alegra pela conquista de seu sapiente filho. Parabéns, doutor!

Publicidade

Veja também