Covid, uma ameaça regional

Toninho Moré

COLUNA - TONINHO MORÉ

Data 05/03/2021
Horário 03:35

A preocupação regional é a Covid-19. A doença está atingindo todas as comunidades com força desproporcional. Leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid de cidades importantes da região, como Presidente Venceslau, Dracena, Presidente Epitácio e Presidente Prudente, estão lotados.

Responsabilidade de cada um

As autoridades estão apelando com todas as forças para que cada pessoa tome os cuidados necessários com a doença. Estão pensando no avanço do contágio que pode comprometer totalmente o sistema de saúde e levar pessoas à morte dentro da própria casa, sem assistência. 

Prefeita Cássia Furlan

A prefeita epitaciana Cássia Furlan (PSDB) tem sido uma das principais defensoras das regras de prevenção. Sempre foi a favor de endurecer as restrições para segurar a pandemia. Disse no final da semana, em forma de apelo, para “que cada um faça a sua parte respeitando o isolamento social, não se aglomerando e cuidando da higiene pessoal com a utilização de álcool e máscaras”. Completou dizendo que somente assim será possível vencer um momento tão difícil. 

Prefeito de Dracena internado

Dracena é a cidade regional que mais sofre com a pandemia. Houve aumento violento de contágio e mortes desde o início do ano. Somente em fevereiro foram 33 óbitos, mais de um por dia. O prefeito de Dracena, André Lemos, é um dos pacientes atuais da doença e encontra-se internado, com saturação baixa e problemas de respiração. 

Secretários também infectados

Além do prefeito internado, uma de suas secretárias, Rosemary Magi Fonseca Souza, da Saúde, também se encontra internada desde a segunda quinzena de fevereiro, e outros dois secretários já foram infectados, um em isolamento domiciliar e o outro conseguiu vencer a doença e deve voltar ao trabalho nesta sexta-feira.  

Ex-prefeito intubado

Juliano Bertolini, ex-prefeito de Dracena, se encontra no momento na cidade de Botucatu (SP). Ele está internado e intubado na UTI de um hospital daquela cidade. Sem acomodação adequada para controlar a doença, Bertolini teve que ser levado de avião para Botucatu. Seu estado é considerado grave. 

77 dias na UTI 

Zoraide Silveira Vieira é a paciente de Presidente Venceslau que ficou por mais tempo internada na UTI. Foram 77 dias, muitos deles intubada. Saiu no dia 2 deste mês da UTI para ser encaminhada à enfermaria.

Foi internado no ano passado

Dona Zoraide foi internada no dia 14 de dezembro do ano passado, junto com seu esposo Toninho, da Igreja Santo Antônio. Os dois estavam com Covid-19 e dona Zoraide foi a que apresentou menor resistência ao vírus, tendo que ser intubada. Toninho ficou internado por 8 dias e teve alta. Desde então ela estava na UTI.

Diário eletrônico

A administração municipal de Presidente Venceslau acaba de aposentar os editais dos jornais. Criou o “Diário Eletrônico”, com o qual pretende divulgar todos os atos oficiais da Prefeitura. Para saber o que acontece oficialmente, será necessário entrar no site e clicar no item que destaca as publicações. 

Pretensão é economizar

A prefeita Bárbara Vilches é jornalista e disse que optou por criar o Diário Eletrônico, visando economizar o dinheiro gasto com publicações. Segundo um dos familiares da prefeita, em nota nas redes sociais, no ano passado, os gastos com tais publicações superaram a R$ 280 mil. 

Vilches presente nas redes sociais

Até o momento, após dois meses como prefeita, Bárbara Vilches está se utilizando bastante das redes sociais próprias para publicar feitos de seu governo. Ela tem um cinegrafista o tempo todo ao seu lado para colher imagens suas para a internet.

Agência More faz aniversário

No dia primeiro deste mês, a Agência Moré Comunicação, que edita e publica o Blog do Toninho, completou quatro anos de existência. É dirigida por este jornalista e trabalha com as publicitárias Isabelle Campos e Pollyana Joerke. Estamos no centro de Presidente Venceslau, na Rua Prudente de Moraes, 75.

Publicidade

Veja também