A capacidade total de atendimento em creches da rede municipal de Presidente Prudente, considerando crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, é de 4.822 vagas para o ano letivo de 2026. Tal informação é da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), que destaca que, para berçários (0 a 1 ano e 11 meses), são ofertadas 1.477 vagas, das quais 74% correspondem a atendimento em período integral. Já os maternais (2 a 3 anos e 11 meses) contam com 3.345 vagas – 64% em período integral. Atualmente, a lista de espera do município conta com 474 crianças.
Contudo, foram projetadas vagas para atender parte da demanda com o início do ano letivo, que será em fevereiro. “É importante ressaltar que essa lista é bastante dinâmica, uma vez que nem sempre as famílias efetivam a matrícula quando a vaga é ofertada, seja por preferência de período, localização da unidade ou outras questões de organização familiar”, ressalta a pasta.
Ainda conforme a Seduc, a ampliação da oferta de vagas em creche é um desafio enfrentado por todos os municípios brasileiros, especialmente diante do aumento da demanda por atendimento em período integral. “Nesse contexto, Presidente Prudente tem adotado diversas ações para ampliar e qualificar esse atendimento”, frisa.
Entre as medidas, estão a inauguração da Escola Municipal Mariana Franklin Ferreira Silva; retomada da construção da Creche Marília Gomes Campos Libório, no Jardim Santa Mônica; encaminhamento de projetos ao governo federal para a construção de novas unidades e para a ampliação de salas em unidades já existentes; além do investimento de recursos próprios do município na Escola Municipal Ettore Marangoni Dias.

Foto: Prefeitura de Prudente - Construção da Creche Marília Gomes Campos Libório, no Santa Mônica, foi retomada
O município destaca também que, entre as ações realizadas, está o esforço contínuo para a ampliação do número de vagas em período integral, considerando a necessidade das famílias e a organização pedagógica da rede. “Em 2026, Presidente Prudente alcança um marco histórico, registrando o maior número de vagas em período integral já ofertadas em creche da rede municipal”, frisa a Seduc.
O Executivo também salienta que o município oferece atendimento em jornada ampliada de até 10 horas diárias para as vagas em período integral, superando a exigência mínima estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação), que é de sete horas, “reafirmando o compromisso da rede municipal com o atendimento às necessidades das famílias prudentinas”.
“Mesmo nas vagas ofertadas em período parcial, Presidente Prudente assegura quatro horas e 24 minutos de atendimento diário, tempo superior ao mínimo exigido pelo MEC, que é de quatro horas”, declara.