Crédito para turismo

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 29/09/2020
Horário 05:29
Comtur - Construção do hotel
Comtur - Construção do hotel

O governo federal liberou linha de crédito de R$ 5 bilhões para auxiliar empreendimentos turísticos. O recurso, publicado na Lei 14.051/20, é a maior liberação da história para o setor e será destinado aos prestadores de serviços turísticos que fazem parte do Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos). 

Razões

O setor do turismo foi um dos mais afetados pelo isolamento social como forma de combate ao novo coronavírus. O dinheiro poderá ser utilizado para auxiliar projetos, equipamentos e capital de giro. O objetivo é proporcionar condições de manter as empresas e os empregos que elas geram até o retorno das vendas. 

Construção de hotel

Como o número de turistas em épocas normais em Santo Expedito é grande e a cidade não oferece estrutura hoteleira para abrigar os que vêm de regiões mais distantes, o Hotel Pousada Amanhecer está sendo construído na cidade, na Avenida Barão do Rio Branco, 950. Terá 20 apartamentos equipados para a comodidade dos clientes. Funcionará todos os dias e a previsão de sua conclusão será para final de outubro do próximo ano.

Hospedagens

Até o momento, muitos turistas têm Presidente Prudente como opção de alojamento, mas reclamavam da distância entre as duas cidades. Com a construção de um hotel, tudo ficará mais fácil, pois os turistas poderão assistir as missas de finais de semana, hospedar-se em Santo Expedito, sem a preocupação de empreender viagem de retorno para cidades vizinhas.

Fato histórico

O nome primitivo de Santo Expedito foi “km 30” por questões de localização dos municípios mais próximos. Por volta de 1940, com a chegada de uma família vinda do sul do Maranhão, iniciou efetivamente sua história. Na bagagem de Arnóbio Guimarães Tenório, uma imagem de seu santo de devoção – Santo Expedito e a promessa de que, se chegasse com sua família ao Estado de São Paulo e encontrasse trabalho e um lugar para morar, construiria uma capelinha a Santo Expedito. 

Capelinha

A graça foi alcançada e Tenório denominou o local de sua última parada, “Capelinha da Vila Braga”, como era chamada devido à companhia instalada no local. Mas, de imediato, exclui “Vila Braga” restando somente a denominação “Capelinha”.  Mesmo assim, o povo da localidade chamava sua terra de Santo Expedito, em menção ao local onde abrigava a imagem do santo, numa Capelinha feita de pau a pique, coberta por taboinha de cedro e sem piso algum.

Curiosidade do santo

Santo Expedito também é conhecido como o santo dos mercadores, dos navegantes e até mesmo dos estudantes, principalmente em épocas de prestar exames. Isso acontece, pois sua imagem é associada a momentos difíceis, onde é necessário uma ajuda rápida para a resolução dos problemas.

E tem mais...

Mais um leitor de Presidente Prudente, em contato com esta coluna, assegurou que todos os dias 19, era frequentador assíduo das missas em Santo Expedito, até a chegada da pandemia. Está aguardando ansioso o retorno das atividades normais, para continuar agradecendo a uma graça alcançada por intercessão de Santo Expedito, quando há cinco anos conseguiu a sua casa própria. Sabe que foi por sorteio, mas pediu muito para que o Santo fosse intercessor e, seu nome foi o primeiro contemplado. 

Foto:
 

Publicidade

Veja também