Cresce busca por linhas de crédito para implantar energia solar

Somente no Santander, foram concedidos em todo o país mais de R$ 4 bilhões até outubro de 2021 em financiamento de projetos fotovoltaicos, um aumento de mais de 80% se comparado a igual período do ano passado

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 05/12/2021
Horário 05:24
Foto: Cedida
Rodrigo Janoni, superintendente comercial do Santander Brasil em Presidente Prudente
Rodrigo Janoni, superintendente comercial do Santander Brasil em Presidente Prudente

 

Em um cenário de aumento dos preços de energia elétrica e crise hídrica no Brasil, a geração solar fotovoltaica mostra-se uma alternativa sustentável para consumidores – tanto pessoas físicas quanto empresas de todo o país. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), essa é a fonte de energia que mais cresce no mundo. E o ensolarado Brasil, com dimensão continental, tem a oportunidade de se tornar a nação líder em energia solar fotovoltaica, estando atualmente na 16ª posição.

O mercado já registra uma busca crescente por linhas de crédito para financiamento de sistemas fotovoltaicos em residências e empresas. Atualmente, são mais de 60 opções de financiamento de agentes públicos e privados, adaptadas para diferentes setores da economia brasileira. Somente no Santander, até outubro de 2021, foram concedidos mais de R$ 4 bilhões para o financiamento de projetos fotovoltaicos, um aumento de mais de 80% se comparado a igual período do ano passado.

“O Santander disponibiliza linhas de crédito para financiamento sustentável desde o início de 2017, tendo acelerado essa produção a partir de 2018, crescendo de forma recorrente em mais de dois dígitos desde então. Financiamos até 100% do projeto, com parcelamento em até 96 vezes e carência de 120 dias para início do pagamento. Ou seja, há tempo suficiente para instalar as placas e começar a produzir energia antes mesmo do início do pagamento do financiamento, reduzindo a conta de luz”, diz Rodrigo José Janoni, superintendente comercial do Santander Brasil em Presidente Prudente. A regional de Presidente Prudente, composta por 31 agências em 25 cidades no interior paulista, cobre um raio de 250 quilômetros, chegando até Porto Primavera e Rosana, e está incluída nessa expansão de crédito.

Para o executivo, a busca por energia sustentável se dá pela maior divulgação no mercado dos benefícios dessa nova forma de geração, pela democratização do crédito e pelo barateamento dos equipamentos. “Além disso, com o aumento recorrente da energia padrão, de forma mais intensa em 2021 que nos outros anos, há um grande incentivo para aqueles que querem reduzir o custo de energia no longo prazo. Em muitos casos, o financiamento já está mais barato que a conta mensal com energia elétrica. Podemos afirmar que, desde 2019, a fonte solar está entre as mais competitivas do Brasil”, garante.

O executivo do banco observa ainda que a energia solar fotovoltaica proporciona uma vasta gama de benefícios positivos para as empresas, governos e a sociedade em geral. “A alternativa contribui para o desenvolvimento sustentável, especialmente em três esferas: ambiental, socioeconômica e estratégica.” De acordo com dados da Absolar, de 2012 até 1º de novembro de 2021 o Brasil evitou a emissão de mais de 13,6 milhões de toneladas de CO2 com a operação do sistema de energia solar fotovoltaica no País.

Publicidade

Veja também