Criação de Conselho

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 12/08/2022
Horário 04:12

Em requerimento protocolado na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a vereadora Nathália Gonzaga (PSDB) cobra da administração municipal a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e de Transporte Público de Passageiros.  

EM QUE PÉ ESTÁ
O assunto vem sendo tratado pela vereadora deste o ano passado, e agora ela quer saber se o prefeito Ed Thomas (PSB), ao qual se refere no documento com respeito e elogios, recebeu a sua proposta e quais providências foram tomadas.

LUTA DE 10 ANOS
Nathália conta que essa uma luta que vem sendo feita nos últimos 10 anos, iniciada por seu pai Natanael Gonzaga (1962-2020), que foi vereador de três mandatos, desde 2009, após ter vencido sua primeira eleição em 2008.

SÃO MAIS DE 20
Conforme a vereadora, nos últimos 40 anos foram criados em Presidente Prudente, em diferentes gestões públicas, 23 conselhos municipais, todos de extrema relevância e com o envolvimento de representes do setor público e da sociedade civil. 

MAIS QUE NA HORA
Diz ainda que os conselhos têm contribuído com políticas públicas sociais de excelência e deixa claro que está mais que na hora de criar o conselho de mobilidade urbana, inclusive diante do crescimento habitacional e de manifestações de outros vereadores. 

PARA DAR VEZ E VOZ
Conforme o requerimento, o conselho terá como contribuir com estudos sobre melhoras da mobilidade urbana. Entende essa questão como sendo de extrema necessidade, dando voz e vez aos motoristas em geral e aos usuários do transporte coletivo.

VÁRIOS GARGALOS
O documento cita ainda em solução para os vários gargalos no trânsito e a fiscalização da empresa que faz o transporte público, a oportunidade de opinião na elaboração de planilhas de custeio de tarifas e a realização de audiências públicas.

PLANTÃO ELEITORAL
Aproxima-se o prazo final do registro de candidaturas para as eleições deste ano e o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) funcionará initerruptamente até segunda (15), com plantões no sábado e domingo, das 10h às 20h.

PRIMEIRA LEVA
Os primeiros dados divulgados pelo Tribunal dão conta de que já havia recebido 2.137 requerimentos de registro de candidatura, sendo seis para governador e vice-governador, sete para senador, 1.001 para deputado federal e 1.103 para estadual.

QUAL O CAMINHO
Os requerimentos devem ser apresentados à Justiça Eleitoral via internet ou presencialmente até segunda-feira (15). Após o processamento pelo TRE-SP, seguem para a publicação e eventual contestação.

DATA-LIMITE
Hoje é a data-limite para que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publique a tabela com a representatividade da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, decorrente de eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais.

DIVISÃO DO TEMPO
Os dados são referentes às eleições efetivadas até 20 de julho de 2022, para fins de divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e para a realização de debates entre os candidatos. 

Publicidade

Veja também