Crianças 

Luiz Kazuo Komoda

CRÔNICA - Luiz Kazuo Komoda

Data 16/10/2021
Horário 06:32

Um caminhão necessitava passar embaixo de um viaduto. Aumentar em um centímetro a altura do vão seria impossível. Então esse caminhão teria que abaixar um cm. Enquanto engenheiros convocados “quebravam a cabeça” - pois não poderiam mexer na carga -, um garoto de 12 anos passou e sugeriu: “Por que vocês não murcham um pouquinho os pneus”?
Eu ministrei estudo bíblico para crianças, então surgiu a questão: “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre”. Apocalipse 22:5. Eu comentei “ué, não teremos mais o sol”? Uma das crianças, a Carol, comentou: “Podia deixar de enfeite”. Sábia resposta. O sol realmente continuará com outra função que não só a iluminativa: “E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos”. Gênesis 1:14. E a presença do sol não findará: “Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele” Eclesiastes 3:14. Os astros são coisas boas feitas eternas pelo Criador. 
Percepção e espontaneidade infantis: eu e Elenade estávamos viajando de ônibus na orla de uma praia em Alagoas, quando ouvimos uma criança que, ao ver o oceano pela janela, dizia em voz alta: “Meu mar, meu mar”. Isso assemelha-se com uma frase que descrevia a visão do filho sobre a mãe e que finalizou assim: Minha mãe é assim, assim, “e é minha”. Foi uma das frases escolhidas em um concurso de loja para premiar algumas mães no Dia das Mães em Presidente Prudente.
No início dos anos 70, eu estudava Desenho Industrial em São Paulo, na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Eu, minha irmã e meu irmão primogênito - com sua esposa e duas filhas pequenas - morávamos todos juntos a nossos pais, em Prudente. Minha irmã, solteira na época, brincava com a sobrinha menor de 4 anos. Esta, ao saber que eu voltaria nas férias, comentou “Oi, tia, que bom que o tio vem, ele vai brincar comigo. Quando ele chegar, eu não preciso mais de você, mas quando ele for embora, aí eu preciso”. 
Em outra ocasião, alguns médicos jogavam futebol. Ao chamarem um deles para atender a um telefonema, ele disse: “Fale que eu não estou”. Que diferente resposta daria uma criança que não foi acostumada a mentir: “Meu pai mandou falar que ele não está aqui”. 
As crianças são assim, sem hipocrisia nem necessidade de parecerem uma coisa que não são. Elas falam “na lata” o que sentem. Foi o que ocorreu com uma criança que foi ordenada fazer a oração de agradecimento pela refeição: “Bom Jesus, eu não gosto dessa refeição, só tem verde” referindo-se a predominância de vegetais verdes e ausência do que ela gostava. Já nós, adultos, fingimos que está tudo bem e não ousaríamos expressar essa forma de oração. Pergunta que um adulto nunca faria: ao ouvir uma senhora dizer à outra: “Eu fui ao banheiro”, a criança perguntou: “O que você foi fazer lá?”
Jesus disse, a respeito da sabedoria e inocência das crianças: “Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve”. Lucas 10:21. “Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino dos céus”. Mateus 19:13,14. Quando “os principais sacerdotes e os escribas viram as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi! indignaram-se e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor”? Mateus 21:15,16. Crianças têm a revelação de Deus, o reino dos céus e dão perfeito louvor.
Que tal aprender com as criancinhas como cumprir Filipenses 4:8: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Amizade com Jesus e ação do Espírito Santo dá poder para cumprir isso! Com inocência de criança e maturidade espiritual de adulto que “saiu do leite espiritual”.
 

Publicidade

Veja também