Crianças brincam e se divertem no primeiro dia do Férias no Matarazzo

Três atividades aconteceram, ontem: oficinas Ping Pong CD com pequeninos de 5 a 8 anos, Garrafa Decorada (9 a 12 anos) e a Cidade Mirim

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 11/07/2017
Horário 14:36
Marcio Oliveira, Sofia foi uma das que se divertiu na oficina Ping Pong CD
Marcio Oliveira, Sofia foi uma das que se divertiu na oficina Ping Pong CD

Dezenas de crianças se divertiram na tarde de ontem no primeiro dia do projeto Férias no Matarazzo em três atividades: oficinas de Ping Pong CD com pequeninos de 5 a 8 anos, Garrafa Decorada (9 a 12 anos) e na Cidade Mirim. Confira a programação que acontece até o dia 22, no box da matéria.

Com garrinhas long neck, barbantes, cola, feltro (para fazer flores), palha da costa. Estes foram os materiais que uma das contadoras de histórias do projeto, Nilcea das Graças Souza Gomes, que é a professora responsável pela Biblioteca Infantil Benjamin Resende, usou para ministrar a oficina de garrafas decoradas. Concentradas, as crianças estavam em absoluto silêncio enquanto produziam o objeto de decoração.

Maria Eduarda Hilário Martins, de 8 anos, participando do projeto pela primeira vez, veio lá do Jardim Santa Mônica, para aproveitar a tarde de folga dos estudos escolares. Representando os artesãos, Marlon de Araújo Carvalho, de 10 anos, era o único menino da turma.

“Vi que teriam várias atividades aqui. Achei bem legal e pedi para mim mãe me trazer. Talvez eu participe outros dias enquanto estiver de férias”, expôs o garotinho.

Em outra sala estava uma turminha de pequeninos aprendendo fazer um ping pong diferente. Dentre dezenas de crianças estava Sofia Ventura Brandão, de 5 aninhos: “Muito legal! A gente pega o CD e amarra com um barbante uma bolinha de papel com fita adesiva. Depois a gente vai brincar”, narrou a garotinha.

A Cidade Mirim está em outra sala do Matarazzo e lá estava a confeiteira Luciana Ventura Verdeiro, 30 anos, mamãe de Sofia, com seu irmãozinho de apenas 2 anos e meio. “Eu procuro sempre levá-los em eventos que além de lazer promovam a cultura. Estamos sempre no Sesc para assistir aos espetáculos teatrais... Daqui ainda levarei ele a sala de leitura. Vamos fazendo um tour [risos]”, ressalta a mãe.

 

Vale a pena

O Férias no Matarazzo é um dos projetos do Governo Municipal, realizado pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e que envolve vários profissionais da pasta. Reforçando o que disse em outra publicação, Nilcea salienta que é um prazer enorme receber as crianças nesse período, pois os tira de dentro de casa, da frente da televisão, do computador, do celular e da rua.

“Eles se sociabilizam, interagem uns com os outros ajudando nas atividades. Quem pensa que crianças não gostam de brincadeiras lúdicas está enganado. Esperamos mais participantes até o dia 22”, aguarda a responsável pela biblioteca infantil.

Renato Gouvea, educador pedagógico da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) estava acompanhando a atividade na Cidade Mirim que além dos pequenos recebeu mamães, vovós e titias.

“Como estão de férias é comum brincarem mais na rua, passearem, então procuramos orientá-los aos cuidados que devem ter ao atravessar a rua, andar de bicicleta e, aos adultos a maneira correta de como segurar as crianças, ao invés das mãos [que escapa facilmente], sempre pelos punhos, que tem automaticamente uma trava na região do bracinho delas”, explica.

 

PROGRAMAÇÃO

Oficinas

Dia 17, das 14h às 15h30, Aranha Pula-Pula (5 a 8 anos) | Pinguim de Garrafa de Leite (9 a 12 anos)

 

Cidade Mirim

Dias 11 e 12, das 14h às 15h30

Parceria da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários)

 

Atividades Recreativas

Dia 11, das 14h às 15h30, Workshop de Origami (Joallace Mackyel S. De Abreu)

Dia 14, das 14h às 15h30, Jogos e Brincadeiras

Dia 18, das 14h às 15h30, Jogos e Brincadeiras

Dia 21, das 14h às 15h30, Mini Teatro Infantil com Cida Camargo

 

Cinema

Dia 12, às 14h30, “Pooh e o Efalante

Dia 15, às14h, “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”

Dia 19, às 14h, “A Princesa e o Sapo”

Dia 22, às 14h, “Histórias e Estórias” (Centenário de Presidente Prudente)

 

Oficina Infocentro

Dias 12 e 14, 10h às 11h30, Paint – Especial Centenário (6 a 8 anos)

Dias 18 e 20, 10h às 11h30, Power Point – Especial Centenário (9 a 12 anos)

 

Contação de Histórias

Dias 13 e 20, das 14h às 15h30 contadoras Cida Santos, Andrea, Nilcea, Adriana

 

Serviço

Mais informações sobre o Projeto Férias no Matarazzo podem ser obtidas diretamente na Biblioteca Infantil Benjamin Resende do Centro Cultural Matarazzo e pelo telefone 3226-3399.

Publicidade

Veja também