Crônicas de Pérsio Isaac refletem espírito prudentino

SINOMAR CALMONA

Pérsio Isaac, um contador de histórias

COLUNA - Sinomar

Data 08/11/2023
Horário 04:46

Editora Novo Começo vai lançar em dezembro um livro de crônicas de Pérsio Isaac. A publicação reúne as melhores crônicas publicadas por Isaac, na Revista Domingo, suplemento semanal do jornal O Imparcial. Tive a honra de escrever o prefácio do livro. A publicação desvenda nuances do cotidiano de Presidente Prudente por meio das crônicas magistralmente escritas por Pérsio Isaac. Este não é apenas um compilado de histórias; é um tributo à cidade que moldou vidas, às personalidades que a iluminaram e à capacidade de transformar a simplicidade do dia a dia em narrativas cativantes. As crônicas de Pérsio são como um espelho que reflete o espírito da nossa cidade. Ele é um contador de histórias talentoso, que consegue transformar os acontecimentos mais comuns em relatos memoráveis. Com maestria, ele capta a essência do que é ser prudentino, celebrando a cultura local, as peculiaridades da vida no interior e o impacto das pessoas em nossa história.

BOM DIA
“Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento. Tudo chega a seu tempo.” (Masaharu Taniguchi)
 
MEXA-SE
Com preguiça de se dedicar à caminhada ou subir na esteira? O exercício, segundo matéria da revista Shape, melhora o trabalho cerebral e aumenta a capacidade de concentração. A sugestão de profissionais, no caso das atividades aeróbicas, é três vezes por semana, por, no mínimo, 30 minutos.

RECICLAR É PRECISO
Os projetos de reciclagem ainda são incipientes, necessitando de mais organizações não governamentais e outras ações. A seleção do lixo doméstico e sua reciclagem são pouco praticadas pela população.
 
NATAL SEM FOME
A Campanha Natal Sem Fome 2023 contará com dois mutirões, além de pontos fixos de arrecadação em diversos locais da cidade, assim como o ponto permanente que recebe doações o ano todo, que funciona na sede do Fundo Social de Solidariedade de Prudente. Na campanha, poderão ser doados alimentos e produtos de higiene e limpeza em locais fixos como o próprio Fundo Social, a Prefeitura, a Câmara Municipal, bases da Polícia Militar e o Tiro de Guerra. Além de estabelecimentos parceiros como supermercados e hipermercados. 

DISTORÇÃO
Celulares podem se tornar máquinas de distorcer a realidade, com o lançamento nos EUA, no dia 11, do Pixel 8 (sem previsão de chegada ao Brasil). O smartphone de US$ 700 do Google consegue efetivamente alterar a realidade fotografada. Isso quer dizer que, com ele, é possível, por exemplo, eliminar pessoas e objetos das fotos, alterar elementos das imagens ou modificar suas posições e até “melhorar” (de novo, com aspas) o rosto de pessoas combinando com a maneira que elas apareceram em outras fotos. Já dizia São Tomé: “preciso ver para crer”. Parábolas à parte, é um fato que somos seres visuais: nosso cérebro tende a assumir como real o que está diante de nossos olhos. Por isso, vale perguntar até que ponto é positivo e até saudável dar a possibilidade de se distorcer a realidade de maneira tão simples.
 
Inova Prudente e Colégio Cotiguara firmam 
parceria para utilização de espaço

A Inova Prudente fechou parceria com o Colégio Cotiguara, que tem como finalidade fazer com que os alunos do fundamental I e II vivam outras experiências além da sala de aula. “Utilizar o espaço da Inova é muito importante para os nossos alunos, para que eles possam conhecer um ambiente diferente, um ambiente inovador. Os nossos professores vão preparar as aulas com base na infraestrutura que a Inova oferece. Um ambiente diferente estimula os alunos”, explicou o professor e coordenador da área de tecnologia do Colégio Cotiguara, Jair Tavares. Para a diretora do colégio, Ana Delfim, essa parceria será enriquecedora para os alunos. “Estou encantada com tudo que vi aqui na Inova. Nossa parceria tem a finalidade de enriquecer nossos alunos, proporcionando para eles acesso a essa estrutura, a essa vivência didática, pedagógica e profissional. Estou muito feliz por esse espaço existir”.
Também esteve presente, um dos gestores do Colégio Cotiguara, André Luiz Bonfim de Almeida. Para o diretor da Inova Prudente, Diego Andreasi, parceria como essa são fundamentais para que os espaços da Inova fiquem cada vez mais acessíveis à comunidade. “Democratizar os espaços da Inova é um dos pedidos que o prefeito Ed Thomas nos orienta a seguir”, afirma o diretor.


DIEGO ANDREASI (DIRETOR DA INOVA PP), ANDRÉ LUIZ BONFIM DE ALMEIDA (GESTOR DO COLÉGIO COTIGUARA), ANA DELFIM (DIRETORA DO COTIGUARA) E JAIR TAVARES (PROFESSOR E COORDENADOR DA ÁREA DE TECNOLOGIA DO COTIGUARA)

Publicidade

Veja também