Doutor, me ajude! Papai não quer tomar banho já faz uma semana, o que eu faço?
Esta é uma das perguntas mais frequentes e um desafio que tenho de resolver de cuidadoras e familiares que possuem em seus lares, um ente querido, especialmente com doença de Alzheimer, sobre tomar o banho.
Sabemos que muitos idosos têm dificuldade com a higiene oral e especialmente a corporal.
Familiares chegam a me dizer a grande dificuldade com o banho em doentes idosos, não acamados, pois chegam a ficar até uma semana sem tomar banho.
Dizem que “está frio, não quero”! Ou “não estou sujo”! Ou “a água dói no corpo”! E que não precisam tomar banho todo dia.
Um desafio enorme para cuidadoras de idosos que lidam diariamente com eles, já que a maioria destes doentes usa fraldas ou absorventes, devido à incontinência urinária, ou ainda não possui controle intestinal e evacua muitas vezes fezes diarreicas várias vezes ao dia e que ultrapassam as fraldas, podendo ocasionar assaduras ou mesmo feridas, produzindo odor desagradável.
Vamos lá, podemos evolver de várias maneiras:
Primeira coisa é não brigar com eles, pois piora.
Segundo, não obriga-los e forçá-los.
Terceiro, conversar e mostrar que o banho é bom e não será doloroso.
Cuidadoras atenção: Se não conseguires dar um banho de corpo inteiro num só dia, podemos distribuir este banho em várias etapas:
Pela manhã
Se o idoso já estiver acordado antes das 8h, será importante proceder a higiene oral - todos os dias antes do café da manhã (e após).
Entre 9h e 10h, se não estiver muito frio, tentar o banho completo, mas se não conseguir dentro do banheiro, tenha sempre uma bacia para lavar ambos os pés - sempre água morna.
Quando as dificuldades são grandes e não consegue outras partes do corpo, as axilas devem ser a próxima. Deu certo? Ótimo! Resolvido este dia.
Se num outro dia conseguir isto novamente, está melhor que nada.
Noutro dia, temos que pensar nas prioridades, como a genitália e anus, pois produzem perdas espontâneas de fezes, especialmente as mulheres, pois o risco de infecção urinária é muito grande. Se todos os dias estas regiões forem lavadas, já será muito bom.
Noutro dia, pode banhar só a cabeça, especialmente das mulheres que possuem cabelos grandes, usar uma bacia e colocando uma capa plástica para não molhar o corpo.
Agora importante, se conseguir dar banho inteiro, começar sempre pelos pés, fazer massagens, depois genitália, axilas e mamas, tronco e as costas e a cabeça deve ser a última etapa do banho, devido eles sentirem frio por estarem todo despido.
Toda cuidadora sabe que o banho em idosos deve ser no banheiro fechado, água morna, shampoo e sabonete suaves, um banco para sentarem, toalhas e roupas dentro para saírem já vestidos e agasalhados.
Cada dia uma etapa. Isso!