Cuidados básicos do dia a dia são essenciais para manter a boa saúde dos rins

EDITORIAL -

Data 05/03/2022
Horário 04:15

Anualmente, na segunda quinta-feira de março, é celebrado o Dia Mundial do Rim. Em todo o mundo, nesta data, são realizadas ações com o objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção, ao tratamento e também à importância do diagnóstico precoce das doenças renais.
Em Presidente Prudente, a Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) preparou uma programação especial para a próxima semana, nos dias 7 e 10. 
Na segunda-feira, a partir das 19h30, o médico nefrologista voluntário da entidade, Gustavo Navarro Betônico, fará uma transmissão ao vivo com o tema da campanha “Educando sobre a doença renal: saúde dos rins para todos”. O foco será a importância da dosagem de creatinina desde a coleta até o tratamento. 
Já na quinta-feira, das 8h às 11h30, a Carim realiza no Calçadão da Praça Nove de Julho uma ação de prevenção e rastreio da doença renal na população. Com apoio do governo municipal, alunos de cursos de saúde da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), laboratório Exame e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), haverá aferição de pressão, avaliação do IMC (índice de massa corporal) e testes de glicemia e creatinina. Importante que a população compareça e aproveite os serviços oferecidos. 
Além dos exames, atitudes simples do dia a dia também são fundamentais na prevenção das doenças renais crônicas. A hipertensão arterial e o diabetes são as principais causas e podem levar o paciente à perda da função dos rins e, consequentemente, à diminuição da capacidade de filtração das impurezas do nosso organismo, acarretando sérios riscos à saúde. Por isso, a importância de controlar a quantidade de açúcar no sangue e a pressão, além do colesterol e triglicérides nos níveis desejados. Diminua o consumo de sal nos alimentos. Evite o aumento de peso, por meio de uma alimentação equilibrada e balanceada.
Beber líquidos constantemente, principalmente água, é uma medida importante para o bom funcionamento dos rins. Além da prática de atividades físicas, não fumar e não tomar remédios por conta própria, apenas com orientação médica, são também ações fundamentais. 
Mesmo quem não sofre com essas doenças deve se cuidar e se prevenir, realizando regularmente exames de rotina - dosagem de creatinina no sangue e urina - que podem facilitar o diagnóstico, e mantendo a pressão abaixo de 14x9. Os cuidados devem ser ressaltados durante a semana, mas realizados sempre, independente de data comemorativa ou números divulgados. Cuide de seus rins!
 

Publicidade

Veja também