Cuidados com aranha marrom

Já viu alguma aranha marrom nas paredes da sua casa? Apesar de serem muito pequenas elas podem trazer riscos à sua saúde e a saúde do seu pet. Mas antes de falarmos sobre eles, é preciso entender um pouco mais sobre esse aracnídeo. 
Aranha marrom é o nome dado a diferentes espécies de aranha pertencentes ao gênero Loxosceles. Tem hábitos noturnos e preferem lugares quentes e secos, como galhos empilhados, cascas de árvores, telhas e lugares intradomiciliares como atrás de móveis, cortinas, cantos de parede, roupas penduradas e/ou postas no chão. 
Elas se alimentam de pequenos insetos, como moscas, pernilongos, cupins, traças e pulgas. Essa espécie é considerada como aranhas pouco agressivas, só atacam quando se sentem ameaçadas, no entanto, informar os acidentes que acontecem e seu grau de severidade é de extrema importância, uma vez que esta espécie é encontrada em quase toda América do Sul. 
A identificação da aranha marrom é bastante difícil, pois sua coloração é semelhante à de muitas outras aranhas, causando confusão no diagnóstico. É importante ressaltar que não existem exames laboratoriais específicos para o quadro clínico (denominado loxoscelismo), portanto o diagnóstico é baseado na anamnese, epidemiologia, sintomas e sua evolução, e principalmente na lesão cutânea. 
Há uma grande dificuldade das equipes de saúde em identificar as espécies de aranhas, pois quando o animal morto (aranha) é levado ao hospital, muitas vezes o aracnídeo chega já destruído devido à fragilidade do seu corpo e ao seu tamanho reduzido. 
O loxoscelismo pode se manifestar de duas formas: cutânea e cutânea-visceral. A forma cutânea é a mais comum e também menos grave, com sintomas como inchaço, queimação, coceira e vermelhidão. Já na forma cutâneo-visceral, os sintomas são febre, cefaleia, insônia e em casos extremos, até mesmo estado de coma.
Mas o que fazer ao ser picado por uma aranha marrom? Caso seja picado por uma aranha marrom é fundamental procurar ajuda médica para a obtenção do soro antiaracnídico. O soro produzido pelo Instituto Butantan é indicado para o tratamento de acidentes moderados e graves causados por aranhas dos gêneros Loxosceles (aranha marrom). 
Em relação aos cuidados com seu pet, é preciso verificar sempre que possível, se existem áreas afetadas com sinais de inchaço, vermelhidão ou até necrose. O tratamento consiste em administração de fármacos para controlar a dor, reduzir inflamação e prevenir infeções. Em casos graves, pode ser necessário internação do animal, fluidoterapia e até mesmo intervenções cirúrgicas para remover tecidos necrosados. 
Como prevenção, manter limpo o ambiente em que os seus pets vivem, vedar rachaduras e fendas nas paredes e manter a vegetação ao redor da propriedade sob controle. Em caso de qualquer suspeita por picada, é fundamental procurar imediatamente a orientação de um médico veterinário. O tratamento precoce pode ajudar a evitar complicações graves associadas à picada.
 

Publicidade

Veja também