Cuidados nutricionais para a saúde da mulher

OPINIÃO - Sandra Cristina Genaro

Data 14/03/2024
Horário 05:00

No último dia 8 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Essa data marca o reconhecimento das conquistas sociais, políticas e culturais da população feminina ao longo dos últimos séculos. E para ser protagonista da sua saúde, a mulher deve preocupar-se principalmente com a alimentação.
A nutrição desempenha um papel crucial na saúde e bem-estar das mulheres em todos os ciclos da vida. Desde a infância até após a menopausa, as necessidades nutricionais variam e é essencial adotar uma abordagem desde o início para garantir uma saúde ótima. 
Durante a infância e adolescência, a nutrição adequada é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo devendo garantir uma ingestão equilibrada de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Dentre esses, o cálcio e a vitamina D são indispensáveis para a saúde óssea em crescimento e incentivar o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e produtos lácteos promove hábitos alimentares saudáveis desde cedo.
Durante a gestação, as necessidades nutricionais mudam em alguns aspectos. Alguns minerais como ácido fólico, ferro e cálcio são nutrientes-chave para prevenir defeitos do tubo neural, anemia e garantir a formação adequada do esqueleto fetal. Após o parto, a lactação requer uma ingestão calórica e hidratação adequadas. A inclusão de ácidos graxos ômega-3 na alimentação materna, como linhaça, azeite de oliva extravirgem, salmão, chia, nozes, dentre outros, favorece o desenvolvimento cerebral do bebê.
Durante a idade adulta, a atenção à saúde hormonal e óssea é crucial. O cálcio e a vitamina D continuam sendo essenciais para a saúde óssea, ajudando a prevenir a osteoporose. Além disso, a manutenção de níveis adequados de ferro é importante, especialmente durante o ciclo menstrual, para prevenir a anemia. 
Na menopausa, as mulheres enfrentam alterações hormonais que podem afetar a saúde cardiovascular e óssea. A ingestão de cálcio e vitamina D permanece, enquanto para a saúde do coração é essencial manter uma dieta equilibrada em todos os nutrientes. Os alimentos ricos em fitoestrógenos, como soja, podem ajudar a aliviar alguns sintomas da menopausa. E uma dieta balanceada, juntamente com a prática regular de exercícios físicos, é capaz de propiciar o bem-estar da mulher.
Algumas mulheres podem enfrentar desafios específicos relacionados à nutrição, como distúrbios alimentares, diabetes, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, como o de mama. Nestes casos, uma abordagem personalizada é fundamental, considerando as necessidades individuais e as condições de saúde específicas. Além disso, a saúde mental não deve ser negligenciada; estratégias alimentares saudáveis desempenham um papel vital no suporte emocional e na prevenção de distúrbios relacionados à alimentação.
 

Publicidade

Veja também