Culinária regional é tema de curso em Emilianópolis

Alunos vão aprender receitas típicas da região, como moqueca de peixe, doce de batata-doce, canjica, entre outras delícias

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/05/2023
Horário 07:29
Foto: Cedida
Alguns dos pratos que vão ser ensinados no curso “Culinária regional da região do Pontal do Paranapanema: doces e salgados”
Alguns dos pratos que vão ser ensinados no curso “Culinária regional da região do Pontal do Paranapanema: doces e salgados”

Nos dias 19 e 20 de junho será realizado em Emilianópolis o curso gratuito: “Culinária regional da região do Pontal do Paranapanema: doces e salgados”, oferecido em parceria com Sindicato Rural de Presidente Bernardes e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
No curso serão abordados assuntos como: a escolha do local, práticas de higiene, tanto dos utensílios como dos alimentos a serem utilizados nas receitas, e os alunos aprenderão comidas típicas da região – salgadas, como caldo de mandioca, moqueca de peixe, virado a paulista e macarrão a carbonara, e doces, como bolo de mandioca, doce de batata-doce, canjica, arroz-doce e curau.
O curso é gratuito e disponibilizará certificação. Ele será ministrado pela instrutora do Senar/SP, Eliana Garcia, formada em Gestão de Produção e pós-graduada em Engenharia de Alimentos. 
“É sempre uma expectativa diferente quando conseguimos realizar os cursos do Senar em nosso município”, comenta a coordenadora de Agricultura e Pecuária, Daniele Perreti Bettio Marchi. De acordo com ela, Emilianópolis receberá pela primeira vez o de Culinária Regional, com a parceria do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Municipal, que vai ceder a cozinha para a realização do curso. “Esperamos que as pessoas venham se inscrever e aproveitem ao máximo todo o aprendizado, especialmente o nosso público rural, já que muitos dos alimentos a serem utilizados nas receitas são de culturas agrícolas que temos áreas de plantio na zona rural de Emilianópolis, como a batata-doce, o milho e a mandioca”, afirma Daniele.

SERVIÇO
Segundo a Coordenadoria de Agricultura e Pecuária de Emilianópolis, as vagas são limitadas e as inscrições são realizadas no Sindicato Rural de Presidente Bernardes, através do telefone (18) 3262-1244.

Foto: Cedida

Participantes aprenderão a preparar diversas delícias, entre elas, a tradicional moqueca de peixe

Publicidade

Veja também