A Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente comemora ter ultrapassado em dois anos a conclusão de 90% do plano de governo na área de cultura. De acordo com o secretário da pasta, Yuri Reis, de janeiro até novembro deste ano, por exemplo, já passam de 100 eventos realizados pelas cinco regiões da cidade, em mais de 15 bairros e distritos. Além das atividades promovidas, diuturnamente, no Centro Cultural Matarazzo.
“Tem muita coisa pra fazer. Muito desses 90% são itens permanentes. Em 2023, queremos intensificar os cursos, descentralizar ainda mais a cultura aos bairros, apoiar projetos que chegam, buscar eventos que possam agregar. Penso que o segredo é esse, ouvir as pessoas, estar aberto ao diálogo, aceitar, apoiar e criar novos projetos levando entretenimento e informação às pessoas”, expõe o secretário.
O gestor cultural destaca que o mais importante a salientar neste contexto é a união de todas as pastas municipais, pois foi por meio delas que a Secretaria de Cultura conseguiu realizar todos os seus trabalhos. “Porque sem toda a infraestrutura, o trabalho, o esforço e apoio das demais, seria impossível a Cultura fazer alguma coisa sozinha”, reconhece o titular da Secult.
Na programação de eventos apresentados na cidade neste período, dentre eles o público pode prestigiar em vários pontos da cidade: apresentações musicais, Encontro de Violeiros, de dança, exposições de arte, cursos, “Cine Matarazzo”, e Feira do Rock, que ocorre um domingo por mês, com o bom e velho rock’n roll. Além do som, tem os food trucks, encontro de carros antigos, moto clubes, feira de vinil, camisetas, tatto e muito mais ao longo do ano. Cada mês com uma atração diferente.
“PENSO QUE O SEGREDO É ESSE, OUVIR AS PESSOAS, ESTAR ABERTO AO DIÁLOGO, ACEITAR, APOIAR E CRIAR NOVOS PROJETOS LEVANDO ENTRETENIMENTO E INFORMAÇÃO ÀS PESSOAS”
Yuri Reis
De fevereiro a dezembro, está sendo realizado o projeto Cultura do Esporte no Matarazzo; teve Feira do Livro na Praça Nove de Julho, Feira de Adoção de Animais no Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, Feirarte (projeto de apoio aos artesãos da cidade), Noite da Seresta, Especial Bandas da Cidade, no Matarazzo; Museu das Pulgas; apresentação da Orquestra Filarmônica Unicesumar, que esteve na abertura das comemorações aos 105 anos de Prudente, no Parque do Povo; e o Rally dos Sertões, realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, que foi um verdadeiro espetáculo, entre outros.
Estar sempre abertos. O secretário destaca que acredita ser esta a grande estratégia do governo do prefeito Ed Thomas (sem partido) e do vice-prefeito Izaque Silva. Para ele, essa a humanização do governo deles é a questão, o ser próximos da população, de apoiá-la, esse é o grande diferencial.
Porque, conforme Yuri, isso cabe especialmente pra que ouçam e estejam abertos a projetos, o que lhes dá acesso a ideias, pensamentos e pessoas que têm conhecimento daquilo que podem executar na cidade. Então permitindo que munícipes lhes levem projetos acabam pensando de uma forma de como dividir isso pela cidade, ou seja, acaba-se tendo essa cultura e arte por toda parte.
“Esse estar próximo das pessoas faz a diferença. E em qualquer projeto. Por exemplo, muitos projetos nós apoiamos, facilitamos e ajudamos a executar. Não é só dizer estamos juntos, mas facilitar para que realmente aconteçam. Desde os grandes aos menores nos bairros, nos distritos e etc”, acentua o gestor cultural municipal.
Fotos: Secult
De fevereiro a dezembro, está sendo realizado o projeto Cultura do Esporte no Matarazzo
Orquestra Unicesumar abrilhantou a abertura das comemorações dos 105 de Prudente
“Estar sempre aberto”: Secretário acredita ser esta a grande estratégia do governo de Ed Thomas