Currículo: como se destacar no mercado

OPINIÃO - Fernanda Bagli

Data 24/04/2020
Horário 04:15

É um grande desafio para qualquer profissional conseguir se “vender” através de um pedaço de papel ou por meio de plataformas digitais na busca de novas oportunidades e, também, recolocação no mercado de trabalho.

Geralmente nos questionamos: O meu currículo é bom e atrativo? Por que meu currículo não é selecionado? Existe um modelo ideal? O fato é que não existe uma fórmula mágica na construção de um currículo. Mas, algumas dicas e estratégias são importantes e fundamentais.

O currículo é uma apresentação pessoal e deve carregar um conteúdo de qualidade, com layout dinâmico e organizado, sem erros de ortografia e gramática. Ele deve ser elaborado em coerência com a vaga ofertada, sendo necessário evidenciar detalhes de sua experiência profissional (em ordem cronológica – informando cargo/função, tempo de atuação e as principais atividades desenvolvidas), informações pessoais atualizadas, formação acadêmica (inclua as informações referentes ao curso, o nome da instituição, ano de início e de conclusão, ou a previsão se ainda estiver estudando), objetivos e demais informações que estejam alinhadas e que sejam compatíveis à vaga pretendida.  

Vale destacar a importância de inserir trabalhos voluntários, cursos, formações, workshops e palestras - afinal você é uma pessoa que busca sempre aprender e se atualizar. Se atente à veracidade das informações, ou seja, não adianta acrescentar que é fluente em um determinado idioma ou que possui domínio em determinadas ferramentas, pois a empresa pode chamar você para o processo seletivo e testar seu conhecimento.

O currículo é a porta de entrada para entrevistas e possíveis oportunidades de empregos e estágios e deve ser estruturado para garantir que seu alvo - no caso, as empresas, sejam atingidas. Para isso, escolha um modelo ideal para seu momento profissional, a fim de chamar a atenção da empresa que geralmente não gasta mais do que 30 segundos lendo um currículo e, associado a isso, diariamente, recebe uma quantidade muito grande de candidatos que desejam as vagas ofertadas.

Desde o momento em que iniciei minha trajetória profissional, pude perceber como é desafiadora a busca por oportunidades. A elaboração de um currículo competitivo, atrativo e dinâmico leva tempo e requer cautela, mas pode trazer vantagem competitiva e fará a diferença, considerando o cenário que estamos inseridos, impactado pelas modificações atuais no mercado de trabalho.

E aí, como está o seu currículo? Está atualizado? Depois que tudo passar, estar preparado é um desafio.

Veja também