Currículo da secretária de Educação é alvo de investigação pelo MPE e Prefeitura

Promotoria enviou pedido de esclarecimento sobre suposta falsificação de documentos; sindicância foi aberta pela administração municipal

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 13/07/2021
Horário 11:13
Foto: Reprodução/Site da Prefeitura
Segundo a Prefeitura, Comissão Processo Disciplinar tem o prazo de até 30 dias para apurar a denúncia
Segundo a Prefeitura, Comissão Processo Disciplinar tem o prazo de até 30 dias para apurar a denúncia

O MPE (Ministério Público Estadual) e a Prefeitura de Presidente Prudente investigam uma suposta falsificação de documentos no currículo da secretária municipal de Educação, Sonaira Fortunato Pereira. O pedido de esclarecimento ao Executivo foi encaminhado na semana passada pela Promotoria, após denúncia.

Entre os documentos alvos da investigação está o de mestrado. Se comprovada a irregularidade, pode-se configurar como ato de improbidade administrativa. Procurada pela reportagem, Sonaira afirma que ainda não foi informada da solicitação do MPE. 

Por sua vez, a Prefeitura esclarece que instaurou investigação interna para apurar os fatos. “Tão logo teve conhecimento da denúncia ofertada envolvendo a atual secretária da Educação, por ela ser servidora efetiva do município, ocupando o cargo de professora de ensino fundamental II, determinou a instauração de sindicância”, afirma.

De acordo com o Executivo, o expediente busca identificar “indícios de autoria e materialidade de eventual irregularidade funcional, seja por ação ou omissão, que possa ser passível de conversão em PAD (Processo Administrativo Disciplinar) e por consequência penalização de servidor, se for o caso”.

A Prefeitura lembra que o processo já está em andamento junto à Comissão Processo Disciplinar e tem o prazo de até 30 dias para sua apuração. “Importante ressaltar que a administração está à disposição do Ministério Público para fornecer toda documentação que for solicitada”, salienta.

Currículo da secretária

No currículo publicado no site da Prefeitura, consta que Sonaira é formada em Educação Física pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente.

Mestre em Educação pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), também é especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninove (Universidade Nove de Julho), especialista em Gestão Educacional pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), especialista no Uso de Tecnologias Educacionais para a Educação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), especialista em Educação Física Inclusiva na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e Associada titular da Anpae (Associação Nacional de Política e Administração da Educação).

Consta também que pela experiência na área de Educação, atuou como aluna pesquisadora principalmente nas seguintes temáticas: Municipalização do Ensino, Sistema apostilado de ensino em escolas públicas, Psicopedagogia, Saúde Coletiva, Educação Inclusiva e Educação Física.

Publicidade

Veja também