Curta aborda vida de  pessoas que vivem na linha do trem em Prudente

“Além da linha do invisível”, primeira produção do cineasta Edu Oliveira, será lançada nesta noite, às 20h, em sessão única no Matarazzo

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 07/11/2022
Horário 19:22
Foto: Cedida/ Edu Oliveira
Processo de pré-produção e produção: dois meses de idas e vindas através da linha do trem
Processo de pré-produção e produção: dois meses de idas e vindas através da linha do trem

Inquietante. O filme “Além da linha do invisível”, primeira produção do cineasta Edu Oliveira, chega ao público prudentino e traz luz ao descompasso das contradições da realidade urbana em Presidente Prudente por meio das vozes de quem vive nos trilhos da linha ferroviária, na região central do município. 
“Sabe aquele sentimento que vem de dentro? A gente passa pela linha, vê aquele cenário, as pessoas que vivem nele, e finge que elas não existem”, destaca o diretor da obra sobre o princípio da ideia que semeou a produção de “Além da linha do invisível”.
Os questionamentos do filho de Edu Oliveira- o pequeno Rafael, de 6 anos, que pergunta ao pai sobre a condição de vida dos seres humanos que habitam aquele cenário - também aguçaram o brio do cineasta em dar protagonismo a estas pessoas, geralmente, invisíveis aos olhos da linha ordeira da sociedade de Presidente Prudente e que sucumbiram ao uso do crack como combustível para levar a vida nas ruas.    
“A proposta começa a partir do seguinte: as pessoas são usuários de droga sim, mas a gente esquece que atrás destas pessoas existe um profissional, um ser humano com uma história de vida: um marceneiro, um eletricista ou alguém que é filho de um médico ou que vem de uma família refinada ou não”, realça Edu Oliveira, que no processo de pesquisa sobre o tema, teve o auxílio da produtora cultural, Iara Oly, da QG Produções, responsável pela produção de “Além da linha do invisível”. 
Segundo Edu Oliveira, foram dois meses de idas e vindas através da linha do trem, na região paralela à Rua Mendes de Moraes. “Primeiramente eu fui para conversar, bater um papo com as pessoas que vivem naquela região. Na terceira ida, fui com o equipamento e apresentei para o pessoal”, relata o cineasta. “Optei por não expor o rosto das pessoas. Optei pelo enquadramento nas mãos, nos contornos do corpo. O próprio nome do filme já revela a mensagem da obra: é mostrar que estas pessoas estão na sociedade, são seres humanos, são vidas que a sociedade não acaba enxergando e que nega reconhecer essa situação social”, pontua. 

Sinopse do curta

Um filme inquietante, em que a invisibilidade dos protagonistas nos apresenta um universo para além daquilo que escolhemos não ver. O curta-metragem de 25 minutos é parte de uma pesquisa do cineasta estreante, Edu Oliveira, e teve como foco a escuta de pessoas que moram na linha do trem, em Presidente Prudente. No apanhado de histórias, vivências e sonhos, nasce essa obra, que nos provoca sobre o que nos cativa e o que o nosso olhar já deixou de notar. 
O filme faz parte dos projetos contemplados no edital municipal Cultura e Arte por toda a parte, na qual Eduardo foi contemplado dentro das vagas destinadas a cotas raciais. 

Lançamento da obra

“Além da linha do invisível” será lançado em sessão única exibida no Centro Cultural Matarazzo, hoje, às 20h. Segundo o cineasta da obra, a exibição do curta-metragem de 25 minutos irá acontecer em escolas do município e, também, na linha do trem junto às pessoas que convivem naquele espaço da zona urbana de Presidente Prudente.  

Ficha Técnica

“ALÉM DA LINHA DO INVISÍVEL”
Elenco: Davi Miguel, Gabriel Antunes, Helena Almeida, Heloá Lima, Leah Toledo, Laura Oly, Priscila Guidio Bachega, Rafael Oliveira, Valéria Suri
Direção: Edu Oliveira
Produção: QG FILMES PP




 

Publicidade

Veja também