Curta prudentino ganha projeção internacional

“Recém-Formado” recebeu menção honrosa em festival de cinema na Itália; obra trata de questões atuais da sociedade

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 17/10/2021
Horário 09:00
Foto: Cedida
Filme é estrelado por um grupo de comediantes de PP, com um humor caótico e uma série de constrangimentos
Filme é estrelado por um grupo de comediantes de PP, com um humor caótico e uma série de constrangimentos

Gustavo é um engenheiro recém-formado com dificuldades para encontrar um trabalho. Quando ele consegue e percebe não estar tendo boas oportunidades, decide tomar uma atitude para ser promovido. Esta é a sinopse do curta-metragem “Recém-Formado”, que envolve a jornada indigesta do protagonista Gustavo para cavar uma vaguinha no mercado de trabalho como engenheiro civil. 
Estrelado por um grupo de comediantes prudentinos, com um humor caótico e uma série de constrangimentos, o curta-metragem de quase 25 minutos trata de questões atuais da sociedade, entre elas, o racismo e machismo estruturais e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, que levam ao subemprego. 
“Um filme de comédia, mas que deixa muitos vestígios de reflexão”. É desta maneira que Bruno Alcântara, diretor do curta prudentino, descreve a obra. “Neste filme, a gente passa por temas importantes, mas sem deixar de ser engraçado, sem deixar de contar a nossa história. A nossa ideia sempre foi se comunicar através do humor”, pontua.
Ao estilo do gênero de Mockumentary ou, em português, falso documentário, o grupo de comediantes prudentinos embarcou na produção de “Recém-Formado”, que tem como inspiração produções como o filme “Borat”, criado pelo humorista britânico Sacha Baron Cohen, e principalmente a série “The Office”, produzida pelo comediante e diretor, também, britânico Ricky Gervais. 
Para o comediante Jhonny Trombini, que interpreta o protagonista Gustavo, mesmo com um orçamento reduzido, o resultado final do curta, em termos de reconhecimento, foi além do esperado. “Com toda certeza, tanto eu como o Bruno ficamos surpresos do quanto o curta foi bem nesse quesito. Nós somos apaixonados por falso documentário, uma das minhas séries favoritas é ‘The Office’, que é a inspiração maior desse curta”, relata o comediante. 

Feedbacks positivos

Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Romênia e Rússia. Estes foram os países por onde “Recém-Formado” foi apresentado em festivais de cinema e de produções audiovisuais. “Nós ficamos surpreendidos quando nos inscrevemos para 11 festivais e fomos selecionados em cinco. O dos EUA e da Rússia nós fomos para a final de melhor Mockumentary, mas não vencemos. Na Itália, a gente ficou com a menção honrosa, o que seria os indicados que não levaram o prêmio”, relata o diretor do curta, Bruno Alcântara, que ainda indica que a obra foi a única sul-americana nestes festivais. 
“Recebemos feedbacks muito positivos. A gente se surpreendeu muito fazendo um produto em Prudente – numa coisa que parecia algo muito singular nosso, numa linguagem nossa – e ser tão bem recebido em países como a Rússia e a Romênia, em lugares tão longes, que compraram nossa ideia e mesmo com um orçamento tão baixo, a gente vê o poder de como uma história pode ser contata”, expõe Bruno.   

Exibição para o público

A estreia do curta-metragem “Recém-Formado” estava programada para o começo do mês em Prudente, mas, por conta da tempestade que atingiu a cidade recentemente, as exibições no Centro Cultural Matarazzo foram canceladas. Bruno expõe que ainda não há certeza de uma próxima data para a exibição da obra. “Estamos na dúvida se ainda vai passar no Matarazzo ou se vai trocar de lugar. É uma decisão que estamos tomando”. Jhonny Trombini ressalta que o grupo está com problemas para bater a agenda de produção, “porém, com toda certeza, a apresentação será ainda esse ano, no mais tardar em novembro”. 
Bruno relata que o curta-metragem “Recém-Formado” será disponibilizado nas plataformas digitais. “Assim que passar a exibição na cidade, a gente vai disponibilizar no YouTube”. 

Ficha técnica

Roteiro e direção: Bruno Alcântara; 
Produção executiva: Jhonny Trombini e Bruno Alcântara;
Direção de fotografia: Luan Dias;
Direção de arte: Nathalia Campos;
Direção de áudio: Vinícius Trombini;
Personagens: Gustavo, por Jhonny Trombini; Fernanda, por Nath Corazza; Luisinho, por Lucas Cavalcanti; Luciano, por Bruninho Lemes; Miguel, por Marcelo Lorençoni; Marcelo, por Leandro Leal; e Moisés, por Bruno Alcântara. 



 

Veja também