Dança da cadeira

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 16/10/2020
Horário 04:09

Decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) determina que a cadeira de vereador que pertenceu a Natanael Gonzaga agora é do partido pelo qual foi eleito: o PSDB. Assim sendo, Wellington Bozo perde a cadeira para Wladimir Cruz.

Vínculo desfeito

Bozo era suplente do PSDB e na janela partidária deste ano, de 5 de março a 3 de abril, foi para o MDB. Porém, como não estava no exercício do cargo ao deixar o partido, o entendimento do Tribunal é de que o vínculo original foi desfeito.

Entendimento inicial

Com a vacância deixada por Natanael, na primeira instância do Poder Judiciário houve o entendimento que a vaga era de Bozo, por ter sido eleito primeiro suplente do PSDB, por ter sido diplomado pela Justiça Eleitoral e por trocado de sigla na janela partidária.

Busca dos direitos

Porém, na busca dos direitos tucanos e com o entendimento que foi acatado pelo Tribunal, o diretório do partido, presidido pelo professor José Baz Avansini, foi à instância superior brigar pela cadeira.

Revendo os fatos

Nas eleições de 2016, o PSDB fez quatro vereadores em Prudente: Izaque Silva, com 3.791 votos, e agora no Patriota; Natanael Gonzaga, com 2.617; Mauro Neves, com 1.586, e atualmente no Podemos; e Rogério Galindo, com 1.242, que permanece no PSDB.

Os suplentes

Como resultado da eleição passada, a primeira suplência foi de Wellington Bozo, com 1.115 votos e na atual legislatura ocupou o cargo de vereador três vezes, exercendo até aqui as atividades parlamentares por 888 dias: 2 anos e 4 meses. 

Maior período

No período de 4 de janeiro de 2017 a 1º de janeiro de 2018, foram 391 dias ocupando a cadeira de Izaque Silva que, na condição de suplente do deputado federal Rodrigo Garcia (DEM), havia se afastado para ser secretário estadual da Habitação.

Outra cadeira

Em 26 de fevereiro de 2019, Bozo voltou à Câmara para ocupar a cadeira de Rogério Galindo, que se afastou a convite do prefeito Nelson Bugalho, então do PTB e agora do PSDB, para ser secretário de Relações Interinstitucionais.

Terceira vez

A cadeira de Galindo foi ocupada por Bozo por 339 dias: até 31 de janeiro deste ano. Em 8 de maio, Bozo assumiu a cadeira deixada por Natanael Gonzaga, que morreu em 23 de abril, vítima de parada cardiorrespiratória. Até ontem foram 158 dias no cargo. 

Como irá ficar

Como cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pode ser que Bozo consiga permanecer no cargo até o trânsito em julgado. Porém, se tiver que se afastar, tudo indica que a cadeira ficará com Wladimir Cruz, embora não seja o segundo suplente. 

Na suplência

Pelo PSDB foi eleito como segundo suplente Miguel Francisco, com 737 votos. Porém, neste ano também aproveitou a janela partidária e foi para o PSB. Cruz teve 598 votos, ficou como terceiro suplente e permanece no PSDB.

Já esteve lá

Wladimir Cruz já foi vereador, de 2005 a 2008 pelo PDT. Inclusive, foi presidente da Câmara na 14ª Legislatura. Esteve envolvido em casos polêmicos e perdeu o cargo acusado da falta de decoro. Na legislatura anterior foi suplente, pelo PPB.

Publicidade

Veja também