Dança inPrudente faz 2ª edição da Mostra Solidária

Ação busca promover e divulgar a dança, formar público e reunir bailarinos, além de angariar fundos para o projeto que encontra-se fragilizado

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 27/10/2016
Horário 07:46
 

Neste sábado, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, em Presidente Prudente, o Projeto Dança inPrudente realiza mais uma Mostra Solidária de Dança, a segunda neste ano, em que além de suas bailarinas que se apresentam com majestade em cada palco que pisam, apoiam este evento as demais escolas de dança da cidade, como: Ballare, Cia. do Corpo, Colégio Presbiteriano, Corpo que Dança, Escola de Dança Beth Libório, Projeto Dança Comunidade, Sonho e Ritmo. E, abrilhantando ainda mais a iniciativa, a beleza e precisão dos movimentos das ginastas da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente). A mostra se dá pela união e organização dos pais dos alunos do projeto. Os convites custam R$ 10. Representando estes, uma das mães, Lara Perdomo de Souza, explica que a ação tem como intuito promover e divulgar a dança, formando público e reunindo bailarinos. Além disso, tem a finalidade de angariar fundos para o Projeto Dança inPrudente, que neste ano não conseguiu patrocinador e encontra-se fragilizado.

Jornal O Imparcial Alunas do Dança inPrudente em tarde de ensaio, na 3ª, no Centro Cultural Matarazzo

Segundo ela, este é o sexto ano do projeto, que sempre foi mantido através da lei de incentivo à cultura, Proac ICMS. No entanto, em 2016, não conseguiu o aporte, sendo que os professores estão trabalhando, desde março, e não foram remunerados.

 

Engajados na causa


Atualmente, o projeto atende 130 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos, que ali realizam seus sonhos! Muitas destas vem de distritos do município, como Ameliópolis e Montalvão. E da região, como Pirapozinho, Santo Expedito, entre outras. O projeto tem capacidade para atender até 200 alunos.

Conforme Lara, a comissão de pais aguarda as promessas de que o projeto seja acolhido pelo município, transformando-se em uma Escola Municipal de Dança. Mas, a curto prazo, contam com a ajuda da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

"Além de promovermos a mostra, nós pais, realizamos outras várias ações como brechó, venda de pizza, arranjos de cabelo, rifas, feirinha de sobremesa, venda de pipoca e algodão doce nas apresentações. E pretendemos, ainda neste ano, realizar um almoço beneficiente com bingo. Porém, para isto, precisamos de ajuda, como empréstimo de um salão e doações de alimentos", enfatiza Lara.

 

Retomando


Em entrevista na ocasião da primeira mostra, realizada em setembro, outra coordenadora do projeto, Tamara Barbosa, explicou que a ação só não paralisou, permanentemente, as atividades porque a Secult se comprometeu oferecendo uma verba para a continuidade do mesmo até o final do ano.

Ela fez um apelo e mencionou que toda a sociedade prudentina pode contribuir de alguma maneira para que o projeto, não escorra por entre os dedos. Se por um lado as empresas podem contribuir destinando parte do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), a aprovação de uma lei municipal em que as pessoas possam reverter parte do que pagam em IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano), seria importantíssima e de grande valia para a arte e a cultura.

 

Serviço


Aquele que tenha interesse em ajudar o Projeto Dança inPrudente, pode procurar os pais das alunas ou os professores. As aulas são ministradas diariamente na sala 3 do Centro Cultural Matarazzo. Lembrando que a Mostra Solidária será neste sábado, às 19h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa.

 
Publicidade

Veja também