Dança InPrudente realiza processo seletivo sábado

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 21/02/2013
Horário 10:38
Jornal O Imparcial Cursos gratuitos têm duração de dez meses e são realizados três vezes por semana; projeto fechou 2012 com 160 alunos

O projeto Dança In Prudente começa suas atividades do módulo III, com o processo seletivo de alunos para este ano, no próximo sábado, das 9h às 12h, no anfiteatro do Centro Cultural Matarazzo. Os participantes passarão por uma avaliação física que compreende peso, altura, estrutura corporal, postura, flexibilidade, capacidade de rotação externa de quadril, musicalidade e memorização. De acordo com a bailarina e coordenadora do projeto, Helga Urel, são selecionadas nesse dia as crianças que se enquadrem nos critérios e que tenham mais aptidão para dança conforme estudos científicos. "Lembrando que não precisa fazer inscrições para a seleção, basta levar a criança até o local e no horário", expõe.

Ela conta que fecharam 2012 com 160 alunos e que, neste ano, querem chegar aos 240. Assim, estão abertas 50 vagas para iniciação de manhã e à tarde para crianças (ambos os sexos) de 6 a 9 anos;  25 para alunos de 7 a 13 anos, para os que já estão fazendo aulas (2º e 3º ano) e dez vagas para adolescentes de 12 a 16 anos que também já pratiquem balé clássico.

Urel informa que os cursos que têm duração de dez meses, realizados em aulas de três vezes por semana, com uma carga horária semanal de seis horas, são gratuitos e nele é ensinado tudo desde a história, teoria e técnica da dança clássica, criativa e contemporânea. "Sem contar que abordamos a questão da educação, do respeito e da importância no trabalhar em conjunto", frisa.

Para participar das aulas, que iniciarão em 4 de março, na Sala 3, do Centro Cultural Matarazzo, o aluno deve estar regularmente matriculado em uma escola (pública ou particular) no ensino fundamental ou médio, e ter frequência mínima de 75%, além de estar disponível a participar das apresentações que for chamado. "Esta é uma das questões importantes a ressaltar. Temos enfrentado alguns problemas, e um deles é com desligamentos de alunos por conta de excesso de falta na escola. E aqui seguimos a risca as exigências do governo. Se não estiver frequentando corretamente a escola, inevitavelmente perderá a vaga no projeto", explica.

Outra coisa que a coordenadora deixa claro é que mesmo os que não forem escolhidos permanecem em uma lista de espera e assim que surge uma vaga ele já é inserido. Ela lembra ainda que estão abertas também cinco vagas para estagiários do grupo profissional.


O Projeto


O Dança InPrudente é auxiliado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC/ICMS). Uma idealização da bailarina Helga Urel, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult),  iniciada em abril de 2011.

No ano passado, contou com o apoio de três empresas da cidade. Urel diz que para 2013, ainda estão em busca de patrocinadores. Segundo a coordenadora, duas vertentes são trabalhadas no projeto: a formação de bailarinos e a inclusão de público. "Como já comentei, todos têm direito à cultura. E o nosso projeto é voltado estritamente a ações culturais, onde descobrimos novos talentos e fomentamos o município e a região com a arte de dançar", pontua.

 

Em cartaz


O Dança InPrudente está com três espetáculos em cartaz há algum tempo. Segundo Urel, nestas apresentações apenas profissionais participam. Ou seja, o corpo docente da escola, Catarina Scarabotollo; Nélio De Paula; Tâmara Barbosa dos Santos; e Fernanda Silva Benvenuto, além dos dançarinos que compõem a companhia de dança: Farley Ferenzi; Mariana Silva, Natalia Marques e Juliana Tarumoto.

Urel diz que o "Muito Prazer - Eu sou a Dança" conta a historia da dança e já foi visto por aproximadamente 28 mil pessoas. "Estamos com ele há três anos seguidos. É incrível, sempre nos pedem para apresentá-lo. Nele está o balé clássico, o sapateado, o contemporâneo, enfim a história da dança. Já foram mais de 53 apresentações", destaca

Outro é o "Elementos", espetáculo didático que enfatiza os elementos da natureza e suas força e movimento, visto em por aproximadamente 10 mil pessoas em 26 apresentações. E "4 amores e La Vie", espetáculo de dança adulto, que mostra o contemporâneo."Estamos em fase de pré-produção do espetáculo didático ‘Brincando com Candinho’. A coreografia é de Henrique Talmah, um dos mais talentosos coreógrafos contemporâneos da atualidade. A estreia está prevista para maio e reservas para as escolas já podem ser feitas", comenta.
Publicidade

Veja também