Dança InPrudente se apresenta no Matarazzo

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 16/10/2015
Horário 09:14

 


Hoje e amanhã, às 20h e domingo, às 18h30, a Escola Dança InPrudente, por meio do ProAC/ICMS (Programa de Ação Cultural), apresenta no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o espetáculo "Sonho de uma noite de verão": balé de repertório baseado na obra, homônimo de William Shakespeare, remontado a partir da versão do Scalla Ballet, sob a direção da bailarina Helga Urel, com coordenação de Tamara Barbosa e as professoras Catarina Scarabottolo, Fernanda Benvenuto, Ioma Buonamicci, Mariana Silva, Mariane Ederli e Natália Marques.

Teoricamente, os convites - que são gratuitos - estão esgotados, porém, caso haja lugares vagos, a entrada será liberada após o terceiro sinal.

Segundo Helga Urel, que é diretora da escola, em cena estarão 160 meninas (entre 7 e 16 anos) e mais seis bailarinos convidados, Nelio de Paula, Paulo Cruz, Gabriel Barbosa, Igos Nogueira, Luca Queiroz e Marcelo Gretter, desenvolvendo no palco duas horas de pura beleza de movimentos da dança em 20 cenas diferentes.

Conforme a bailarina, um dos grupos que participará de uma competição que ocorrerá em Ourinhos (SP) fará uma das coreografias executadas neste espetáculo. "Geralmente fazemos apresentações no final do ano e esta é mais uma que mostra a desenvoltura de nossas alunas, os ensinamentos de nossos professores, enfim, o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Esperamos ver o teatro lotado", ressalta.

 

Espetáculo


Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Hermia, filha de Egeu. O pai quer casar a filha à força com Demétrio, mas ela está apaixonada por outro jovem, de nome Lisandro. Apaixonados, Hermia e Lisandro fogem para a floresta para tentar casar em segredo. Uma jovem chamada Helena, que é apaixonada por Demétrio, conta a ele sobre essa fuga na esperança de conquistar seu amor. Vendo essa situação, Oberon quer ajudar e manda Puck colocar a poção de amor nos olhos de Demétrio, para que ele se apaixone por Helena. Mas, Puck faz uma confusão e acaba colocando a poção nos olhos de Lisandro.

Quando Helena se aproxima para ver se ele está dormindo ou morto, ele acorda e apaixona-se instantaneamente por ela, esquecendo de seu amor por Hermia. Oberon descobre o que aconteceu, e fica furioso com Puck. Para tentar consertar, eles pingam a poção do amor em Demétrio, que também vê Helena quando acorda: agora, ambos os jovens estão apaixonados por Helena, e Hermia fica furiosa que a moça "roubou" seu amado Lisandro. Os quatro ficam discutindo, e Lisandro e Demétrio resolvem ter um duelo pelo amor de Helena.

"Tem muito mais coisas, até que no segundo ato é retratado o casamento coletivo organizado por Teseu, e com Puck dizendo à plateia que talvez tudo que viram no palco não passou de um sonho. ‘Sonho de uma noite de verão’", adianta Helga.

 
Publicidade

Veja também