DARCY ALESSI: NO TOPO DA MENTE

Sua trajetória educacional tem sido de expressiva contribuição social na formação de profissionais e cidadãos, capaz de deixar marcas eternas nas vidas de seus alunos

PRUDENTE - HOMERO FERREIRA

Data 21/06/2020
Horário 05:27
Cedida: Darcy Alessi: faz parte de sua filosofia de vida a frase “A mudança é uma constante” (Hirari)
Cedida: Darcy Alessi: faz parte de sua filosofia de vida a frase “A mudança é uma constante” (Hirari)

Para quem foi aluno de Darcy Alessi, se for instado a responder sobre os professores que marcaram a sua vida, ela fará parte da lista. O autor desta reportagem é um deles e sabe que seu rico histórico de atuação é marcado pela resiliência diante os revezes da vida. Sua maior contribuição social está na formação de profissionais aptos a atuarem como cidadãos, transformadores da sociedade em que vivem. Apesar de aposentada, mantém rotina de trabalho diário com várias atribuições no cargo de coordenadora pedagógica da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista); onde atua com tranquilidade, equilíbrio e produtividade.

Autodefinida como resiliente, por espírito colaborativo e ética nas relações, Aparecida Darcy Alessi Delfim é prudentina com nascimento em 1º de setembro de 1942, filha do alfaiate Elizio Alessi e da dona de casa Izaura de Matos Alessi. Filho de italianos, seu pai nasceu em Prudente. Filha de portugueses, sua mãe nasceu em Olinda (SP). Eles se conheceram no sítio. Tiveram três filhos, sendo os outros dois Dirceu Alessi e Dalva Alessi Rodrigues.

 

BOAS LEMBRANÇAS

E AMIZADES SÓLIDAS

Da infância, ficou a lembrança dos finais de semana nos avós maternos no sítio, na casa de chão batido, local de festas juninas, licor de anis e pamonha; da simplicidade e do amor. Na cidade, a vida no centro, perto da Catedral de São Sebastião, com os mesmos vizinhos e amizades sólidas que perduram até hoje, como as do Café com Amigas, seis que se encontram regularmente: Maria Inês Macca, Alba Lucena Gandia, Vanessa Novaes, Luciane Cachefo, Neuza Gibim e Darcy Alessi.

Os estudos da pré-escola ao ginasial foram no Colégio Cristo Rei. Os cursos Normal e Técnico de Contabilidade, ao mesmo tempo, foram no IE (Instituto de Educação) Fernando Costa e no Colégio de São Paulo. Graduação em Pedagogia na Fafi (Faculdade de Filosofia), atual campus da Unesp. Mestrado em Educação, na área de administração escolar, na USC (Universidade do Sagrado Coração) em Bauru. Especialização na mesma área e vários cursos de aperfeiçoamento. Sua carreira de professora foi iniciada em 1962, em escola do estado na zona rural.

Teve na rede pública uma bela trajetória em diferentes escolas, como professora e também como diretora concursada. Lecionou no ensino básico e na formação de administradores escolares. Não fosse a gravidez em 1972, teria ingressado como professora do ensino superior na Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste, no seu nascimento; o que correu em fevereiro do ano seguinte. Aposentada pelo Estado, desde 1988 passou tem dedicação exclusiva com a Unoeste. Foi professora em diferentes cursos de graduação e de pós-graduação.

Fez parte do Centro de Pós-Graduação, origem da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação. Em 1997, por convite da reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, assumiu a Coordenadoria Pedagógica Institucional, na qual permanece. Sua atuação passa por várias áreas de gestão, como as de elaboração do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e CPA (Comissão Própria de Avaliação). Sua produção literária é de capítulos em livros e são diferentes trabalhos apresentados em congressos e jornadas. São 47 anos de dedicação ao Ensino Superior, na Unoeste.

 

A VIDA FAMILIAR

E AS VIAGENS

Do seu casamento em 1º de julho de 1967, com Djalma Delfim, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (atual santuário) são duas filhas professoras e sócias proprietárias do Colégio Triedo. Denise é casada com o advogado Marcelo de Carvalho, pais de Isabella e Carolina, respectivamente estudantes de Medicina e de odontologia. Cláudia é casada com o empresário Emerson Henares, pais de Leonardo e Guilherme.

São dois filhos. Ricardo é advogado e professor universitário em Botucatu (SP); casado com a empresária Daniela Targa, pais de Isadora e Manuela. Eduardo é dentista em Maringá (PR) casado com a dentista Fernanda de Lima, pais de Maria Eduarda e Arthur. Além do gosto pela vida familiar, Darcy Alessi tem viajado pelo Brasil e a recordação mais surpreendente é da estada em Rio Branco, a capital do Acre, pelas características regionais.

Na América do Sul, esteve no Uruguai, Argentina e Paraguai. Na Europa, foi mais de uma vez a Portugal, além da Itália, França, Espanha e Suíça. Nos Estados Unidos esteve em Miami e Orlando, visitou a Disney três vezes e voltará, se tiver oportunidade. Vê Prudente como uma cidade que cresceu bastante da década de 1940 para cá, saltando dos 75.806 habitantes para cerca de 237 mil que vivem as desigualdades, as quais Darcy Alessi espera que sejam reduzidas por ideal de justiça e decisões governamentais.

Ama a cidade onde nasceu e com a qual tem contribuído com a sua competência educacional e social, colaborando na formação de muitos profissionais aptos em diferentes áreas de atuação para impulsionar o desenvolvimento. Assim é que Darcy Alessi acumula homenagens ao longo de quase 60 anos atuação docente, das quais guarda feedbacks positivos e dispensa a todas elas o mesmo valor, sendo esta publicação de O Imparcial mais um tributo em sua honra e ao seu mérito.

Fotos: Cedidas


Com o pai Elizio, na formatura do curso Normal, em 1961 no IE


Darcy com a mãe Izaura e os irmãos Dirceu e Dalva


Primeira comunhão, na capela do Colégio Cristo Rei


Djalma e Darcy na saída do casamento, em 1967


Foto de encontro da família, em 2017


Amigas do Café: amizades sólidas e duradouras

Publicidade

Veja também